Vovolar precisa de ajuda e clube organiza ação solidária

NO SÁBADO

Vovolar precisa de ajuda e clube organiza ação solidária

A instituição que atende 14 idosos precisa de doações de dinheiro e de fraldas geriátricas. Para arrecadar verbas, voluntários do Leo Clube Lajeado Florestal promovem pedágio solidário

Vovolar precisa de ajuda e clube organiza ação solidária
Hoje, entre as principais necessidades da instituição estão valores para pagar a manutenção da casa e fraldas geriátricas (Foto: Renata Lohmann)
Vale do Taquari

Por meio de ações solidárias, a Vovolar pede ajuda da comunidade para continuar a atender pessoas idosas da região. Localizada em Lajeado, a casa lar abriga, hoje, 14 mulheres acima de 60 anos com moradia e alimentação, além dos cuidados de saúde e higiene. Mesmo com auxílio do governo municipal, o valor recebido é menor do que as despesas.

A coordenadora da Vovolar, Glaci Guzzon Garcia, trabalha na instituição faz mais de duas décadas e diz que o problema já vem de anos. De acordo com ela, a entidade recebe o valor de R$17,8 mil da prefeitura e um auxílio para o idoso atendido na casa, mas possui gastos maiores com o pagamento dos 12 funcionários, da manutenção da casa, além de alimentação, medicamentos, e itens de higiene e limpeza.

Segundo Glaci, é gasto, em média, R$ 3.250 mil para atender as necessidades de cada idoso. No caso de pessoas com bengalas, andadores ou que utilizam a fralda geriátrica, o valor é ainda maior.

“Nós sempre recebemos muitas doações, mas nesse período de pandemia a situação piorou. Chegamos ao ponto de ter que resolver o problema de forma imdediata ou fechar”, conta a coordenadora. Nos últimos dias, a entidade recebeu a doação de alimentos e produtos de higiene.

Hoje, além do auxílio financeiro, outra necessidade do lar são fraldas geriátricas nos tamanhos M, G e GG.

Pedágio solidário

Para ajudar a entidade, o Leo Clube Lajeado Florestal promove um pedágio solidário no próximo sábado, dia 28. A ação será feita na sinaleira ao lado do Posto Faleiro, das 9h às 11h30. Qualquer valor é bem-vindo e será destinado para a Vovolar.

Um integrante do clube Diego Aguiar da Silva, 27, conta que o grupo já promoveu outras 12 edições do pedágio, com diferentes destinações. Organizações como a Apama, Aapavat e Amor Animal já foram atendidas pela ação.

O clube também já participou de outros pedágios solidários, entre eles, uma atividade em prol da menina Lívia Teles. “Acreditamos que a solidariedade e a vontade de ajudar irá prevalecer neste momento de pandemia. Estamos otimistas e já deixamos o convite para a comunidade participar e doar o valor que puder”, afirma Diego.

Durante o pedágio, o Leo Clube também fará a doação de máscaras na cor roxa, em alusão ao agosto lilás, que representa o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Quem tiver interesse em auxiliar ou fazer parte do grupo pode entrar em contato com os voluntários por meio das redes sociais do Leo Clube Lajeado Florestal.

Acompanhe
nossas
redes sociais