Como o plano estadual de concessão das rodovias não prevê investimento em novas pontes sobre o Rio Taquari, representantes da região articulam projeto para um anel viário entre Estrela, na Trans Santa Rita, até a localidade de São Rafael, em Cruzeiro do Sul.
A proposta será tema de reunião na manhã desta quarta-feira, 25, com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O encontrou foi agendado após conversa com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.
Por meio de ofício, assinado pela Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT) e pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a região solicita que o governo federal assuma o projeto executivo da ligação entre as cidades e o posterior custeio da obra.
Na análise dos líderes empresariais, ter mais de uma ligação sobre o Rio Taquari é imprescindível à região, pois adapta a infraestrutura logística condizente com a visão de futuro, para fortalecer a economia do Vale e do RS.
Com a construção, a ideia é haver mais uma conexão com a BR-386. Como resultado, permitira o desvio do fluxo pesado de caminhões da área urbana de Lajeado e Estrela. Pelo estudo prévio, a obra integra o lado sul do anel rodoviário pensado pelas instituições locais.
A comitiva regional em Brasília é composta por integrantes da CIC-VT, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e por agentes políticos, entre os quais o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e pelas vereadoras de Cruzeiro do Sul, Vanessa de Jesus (PSDB) e Daiane Maria (MDB).
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Ministro Onyx Lorenzoni se comprometeu em articular com a Rumo projeto para reforma nos trilhos entre Colinas e Estrela (Foto: Divulgação)
Regulamentação
A lei de cobrança do pedágio por quilômetro rodado foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, sem a regulamentação de como funciona, não há meios de implementar o formato (chamado de free flow) nas rodovias.
Para líderes da região, depende do governo federal o avanço desta lei e a implantação da tecnologia nas estradas pedagiadas. A consequência, seria o fim da necessidade de praças físicas, o que extingue os embates sobre a escolha dos locais onde ficam as cancelas.
Na semana passada, o governo federal autorizou o uso deste sistema para a concessão da rodovia Dutra, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O funcionamento do free flow depende da instalação de um chip nos automóveis. Esse dispositivo registra quanto o motorista trafegou por aquela estrada.
O presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, avalia que esse movimento insere os pedidos da região em termos do que se pode avançar em termos de infraestrutura rodoviária e formato de cobrança dos pedágios.
Segunda proposta
Outra sugestão em análise é a ponte entre as cidades de Colinas e Arroio do Meio. A ideia foi apresentada na semana passada em Brasília, pelos prefeitos Sandro Herrmann e Danilo Bruxel. Para eles, o trajeto será um caminho alternativo entre a Serra Gaúcha, o Vale do Taquari e Porto Alegre, com potencial de reduzir o fluxo de veículos na BR-386.
Pela perspectiva regional, se trata de um projeto de longo prazo, com potencial de explorar o potencial turístico, com uma ligação com a Rota do Pão e do Vinho, entre o Vale dos Vinhedos e a região alta do Vale, e em especial, o Cristo Protetor de Encantado.