Perda para o jornalismo

EDITORIAL

Perda para o jornalismo

Perda para o jornalismo
Vale do Taquari

O comunicado do Informativo do Vale sobre suspender de maneira temporária a circulação do jornal impresso entristece o jornalismo gaúcho. O Grupo A Hora manifesta apoio e solidariedade à direção e aos profissionais da empresa e reconhece o relevante serviço prestado à sociedade regional.

Trata-se de um jornal histórico, com 51 anos de fundação. O anúncio do fechamento temporário é consequência da pandemia e dos impactos econômicos que surgiram desde o ano passado, sustenta a nota assinada pela direção da empresa.

A prática jornalística se modifica ao longo dos últimos anos. A transformação digital, os novos canais de comunicação e a disseminação das redes sociais impactaram o jeito de produzir, entregar, e monetizar a informação. Veículos são desafiados em tempo integral a reinventarem métodos produtivos para se manterem relevantes e com a influência necessária para garantir a sobrevivência.

O Informativo do Vale parar de circular é mais do que o fim de um ciclo. É a suspensão de um serviço que faz a democracia ser mais sólida, ainda mais em tempos de polarização e da propagação de notícias falsas.

O Grupo A Hora lamenta o fim da circulação do jornal O Informativo. É mais uma empresa de comunicação estado afora que não suporta as transformações do mercado e da mídia enquanto negócio. A classificação temporária deixa expectativa para uma retomada, a qual o A Hora espera que seja rápida e sólida, como forma de preservar um negócio e uma marca que favorecem a sociedade democrática e o jornalismo.

De fato, é um momento de consternação para a imprensa gaúcha e do Vale do Taquari. Ainda que concorrentes, deve-se deixar claro: o A Hora entende que quanto mais jornais em circulação, melhor para a sociedade. A função dos impressos vai além da notícia. São fóruns contemporâneos dos assuntos mais importantes às comunidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais