“Nós somos a solução do problema”

Em Brasília

“Nós somos a solução do problema”

Coordenador do Trem dos Vales fala sobre encontro com ministro Onyx Lorenzoni para tentar melhorar a logística pela ferrovia

“Nós somos a solução do problema”
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, para falar da agenda que é cumprida em Brasília e que busca melhorar a logística pela ferrovia na região.

Ele explica que há várias etapas para tornar viável a frequência dos passeios entre Estrela e Guaporé e a reforma da ferrovia entre Colinas e o Porto de Estrela. A proposta foi apresentada ao ministro da Casa Civil, Onxy Lorenzoni.

A busca é por apoio do governo federal, tendo em vista realiza concessões e já possui negociações junto a Rumo Logística. São três etapas para serem executadas: uma delas é ter o trem em funcionamento entre Muçum e Guaporé porque há no trecho somente um trem de carga à noite. São necessários somente alguns investimentos e melhorias no trecho. Além disso, teria que ter a autorização da Rumo para que a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) faça o transporte de passageiros.

O segundo ponto, é realizar um passeio mensal ou bimestral entre Colinas e Muçum, passando por Roca Sales. A terceira etapa trata sobre a restauração dos trilhos entre Colinas e o Porto de Estrela. O investimento é de R$ 7 milhões e a sugestão é que a ABPF inicie o investimento com recursos próprios de uma parcela da movimentação que ocorre com os passeios. “Aí podemos iniciar e depois buscamos outros investidores que possam contemplar o valor. Nós somos a solução para o problema.”

Os roteiros do Trem dos Vales agendados para os meses de novembro, dezembro e janeiro já estão com mais de 20 mil ingressos comercializados por meio de agências de turismo.

Durante entrevista no programa, Fontana também falou sobre projeto que o governo deve lançar para incentivar a busca pelo conhecimento dos jovens por meio de bolsas incentivos.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais