Fortalecer a importação e exportação com municípios de outros países, e buscar nas cidades com relação comercial alternativas para gargalos do desenvolvimento de Estrela. Esses são os objetivos de projeto iniciado na terça-feira, 26, pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis).
O primeiro passo da iniciativa é mapear os países onde as empresas estrelenses vendem e compram produtos. “Nós vamos firmar parcerias com esses municípios do exterior para troca de informação, tecnologia e cooperação técnica”, projeta o secretário Rodrigo Kich.
A partir dos convênios, o governo de Estrela pretende criar reputação internacional e apresentar projetos que acessem a verbas do mercado mundial, sem contrapartida do município.
A estrategia conta com a assessoria de um consultor de mercado exterior. O diagnóstico das relações de venda e a criação de uma marca internacional devem estar pronto em até 40 dias. A segunda etapa da iniciativa é iniciar as relações com o exterior.
Mercado diversificado
No primeiro dia de mapeamento das vendas no exterior, o município pôde constatar uma variedade de países em que ocorrem trocas comerciais. Empresas de Estrela vendem para países asiáticos como o Japão e o Vietnã.
“Nós imaginávamos que vendíamos apenas para América do Sul. E não é esse cenário com que nos deparamos”, conta Kich.
De acordo com o secretário, a maior diversidade de relações comerciais permite uma gama maior de locais para firmar acordos de cooperação. A iniciativa busca, por exemplo, soluções de saneamento básico em Israel, país que exporta para Estrela. “A intenção é elaborar um projeto de saneamento básico e buscar recurso internacional, sem contrapartida, para melhorar o nosso ambiente”, explica Kich.
Fortalecimento do comércio
A iniciativa gera auxílio do governo de Estrela no fortalecimento de vendas. A partir do diagnóstico de produtos exportados e importados, o município pode cruzar dados de mercadorias e potenciais compradores ou vendedores.
Além de buscar soluções para o desenvolvimento, o projeto visa ampliar a gama de produtos comercializados.