Pix permitirá saque e troco

Novas modalidades

Pix permitirá saque e troco

Funções estarão disponíveis em setembro e dependem da adesão dos estabelecimentos

Pix permitirá saque e troco
Nova modalidade permite o pagamento com QR Code, mesmo sem conexão com a internet (Foto: Felipe Neitzke)
Brasil

O sistema nacional de transações financeiras passa por um processo de atualização. Uma das inovações e, em funcionamento há nove meses, o Pix terá em breve duas novas modalidades: saque e troco. Conforme cronograma do Banco Central, não há data oficial de lançamento, mas a disponibilidade se dará até o fim de setembro.

Estabelecimentos comerciais precisam autorizar as modalidades junto a instituição financeira e serão remuneradas por cada transação. A ideia do Pix saque é proporcionar praticidade ao usuário em obter o valor em espécie sem ter de ir até um caixa eletrônico.

Da mesma forma, o Pix troco possibilita o cliente comprar ou contratar algum serviço via transferência eletrônica e acrescentar um valor para receber em cédulas. As duas novas modalidades terão um limite inicial de R$ 500 por operação. O consumidor terá quatro transações gratuitas de Pix saque ou troco por mês.

Ainda para este ano, outras modalidades serão disponibilizadas aos usuários, a partir da consolidação do Open Banking, o sistema financeiro aberto. O BC prepara a inclusão da conta salário na lista das operações via Pix, além do pagamento por aproximação e Pix offline.

Para 2022, estão na agenda evolutiva do Pix as opções de parcelamento e débito automático. Até lá, também estará em funcionamento um mecanismo especial para devolução ágil de recursos, em casos de fraudes nos sistemas das instituições.

Prático e inovador

“Toda atualização financeira é válida e traz facilidades. Em outros países, como na China, essa mudança já ocorreu há anos e promove a inclusão digital no sistema financeiro”, observa o economista Rafael Luís Spengler.

De acordo com Spengler, o Pix trouxe um avanço gigante, reduz tarifas e proporciona praticidade nas transferências ou pagamentos, em qualquer dia e horário. “O Banco Central observou diversos modelos pelo mundo para oferecer algo realmente interessante”, avalia o economista.

Outro aspecto positivo é a possibilidade ao comércio em atrair mais clientes e gerar lucro a partir da modalidade saque e troco. “O Pix está se popularizando rapidamente, sendo uma oportunidade para o empresário atento à inovação”, acrescenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais