Para cumprir meta estadual, cidades mudam estratégias

Vacinação da covid-19

Para cumprir meta estadual, cidades mudam estratégias

Planejamento do Piratini é vacinar toda população acima dos 18 anos até amanhã. Municípios da região buscam maneiras de alcançar a meta, com mudanças de estratégia e intensificação da oferta

Para cumprir meta estadual, cidades mudam estratégias
Nessa segunda-feira, Lajeado desativou o drive-thru e levou a vacinação para outros quatro bairros (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

A reta final do prazo estabelecido pelo governo do estado para a vacinação da população adulta faz com que alguns municípios do Vale acelerem seus processos e até mudem suas estratégias. Descentralização das aplicações e aumento da disponibilidade são propostas para atingir o público-alvo.

A principal mudança ocorreu em Lajeado, onde as imunizações foram levadas para os bairros. Com a oferta estendida para toda a população adulta no último domingo, o planejamento do município é atender ao público que ainda não buscou a vacinação. Hoje são pouco mais de 60 mil pessoas que receberam ao menos a primeira dose, equivalente a cerca de 90% do público-alvo.

Desde ontem, as unidades dos bairros Jardim do Cedro, Montanha, Olarias e São Cristóvão se juntaram ao posto do Centro como locais de vacinação. O drive-thru do Parque do Imigrante foi desativado, no entanto com a estrutura mantida para eventuais ações.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Demarchi, afirma que o momento é de avaliações. Com a necessidade de vacinar cerca de seis mil pessoas, a alteração estratégica visa alcançar todos os quadrantes de Lajeado, sem descartar uma eventual abertura de mais locais para a vacinação.

“O fato de termos atingido os 90% não muda em nada a nossa busca pela população que ainda não conseguiu fazer de alguma forma. Precisamos continuar com as estratégias e disponibilizar a vacinação para a população que ainda não fez”.

Está nos planos uma busca ativa por pessoas não vacinadas, em um trabalho conjunto com os agentes comunitários de saúde, no intuito de entender o porque a imunização está pendente. Conforme Demarchi, a secretaria vai verificar a evolução com a ampliação para os bairros e tentar entender os motivos da não procura.

Lajeado recebe um novo lote de vacinas na tarde de hoje, com a perspectiva de distribuir primeiras doses na quarta-feira. Hoje serão aplicadas apenas segundas doses, da Pfizer e Coronavac nos postos do Centro e São Cristóvão, e da Oxford/AstraZeneca nos postos do Jardim do Cedro, Montanha e Olarias.

Movimentos na região

No final de semana Estrela promove nova etapa de vacinação para pessoas com 18 anos ou mais. Durante os próximos dias a aplicação será de segundas doses, mas o município não descarta a possibilidade de aplicações de primeiras doses. Estrela tem 84% do seu público-alvo imunizada ao menos com a primeira dose.

Em Arroio do Meio, os pontos de vacinação estão espalhados pela cidade há dois meses. O drive-thru foi desativado, com possibilidade de voltar quando o município voltar a vacinar os idosos, de acordo com o secretário da Saúde Gustavo Kasper. “Nós não chegamos nos 18 anos. A partir daí vamos analisar quantas pessoas ficaram sem vacinar para estabelecer nossas estratégias”.

Acompanhe
nossas
redes sociais