Grafite e recorde em Estrela?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Grafite e recorde em Estrela?

Vale do Taquari

O artista e muralista Eduardo Kobra detém o recorde mundial do maior mural do planeta. Trata-se da obra “Etnias – Todos Somos Um” (foto), pintado por ele em 2016, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos Olímpicos. A obra possui cerca de três mil metros quadrados e entrou para o Guinness. Recentemente, ele também produziu, em Itapevi (SP), um novo mural com impressionantes 5.742 metros quadrados, em um paredão às margens da rodovia Castelo Branco. E em Estrela, o governo municipal estuda uma promoção com artistas locais para a pintura de um mural ainda maior. Ou seja, o Vale do Taquari poderá ter o “maior mural do mundo”.

Futuro do Parque Histórico

O governo de Lajeado vai receber uma nova proposta de parceria público-privada da Urbanes Administração de Parques, a empresa que já administra áreas de lazer e turismo em Nova Petrópolis (RS), Campos do Jordão (SP) e Minas Gerais (como a Gruta de Maquiné). Com a proposta, o executivo deve lançar um edital de chamamento para uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), e assim balizar a concessão do Parque Histórico à iniciativa privada. O objetivo é rentabilizar e monetizar a área com novos espaços comerciais, atividades culturais, cobrança de estacionamento, desenvolvimento de feiras, eventos e novos atrativos.

Exemplos para o Vale

Uma comitiva do Vale do Taquari, formada por representantes do Codevat, Emater/RS-Ascar, STR e governos municipais, aprendeu e muito sobre impactos ambientais e geração de energia. Ontem, o grupo visitou o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), em Foz do Iguaçu (PR), onde conheceu modelo de biodigestor que transforma matéria orgânica (dejetos suínos, especialmente) em fonte de energia e adubo. A ideia é criar uma associação ou cooperativa regional.

LUTO!

O ex-prefeito de Tabaí, Osvaldo Pereira Machado, morreu nessa segunda-feira aos 73 anos, em decorrência de insuficiência renal. “Vadico” trabalhou na emancipação da cidade e foi o primeiro prefeito, de 1997 a 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004. Também foi vereador em Taquari pelo extinto PDS.

Amarildo convida a Languiru

O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luis da Silva (PDT), à direita na foto, visitou o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (centro na foto), na semana passada. O vice-prefeito Pedro Dorneles participou do encontro. Os agentes públicos entregaram um ofício para oferecer o solo vilanovense para investimentos na área de transformação de alimentos. Silva foi enfático. “Somos merecedores de um investimento de uma das mais importantes indústrias de beneficiamento da produção do nosso Estado, pois disponibilizamos excelente produção e mão-de-obra especializada.”

Comércio aos domingos

O governo de Lajeado protocolou o Projeto de Lei que autoriza a abertura do comércio aos domingos logo após receber um ofício assinado pelos representantes da Acil, Cristian Bergesch, da CDL, Aquiles Mallmann, e do Sindilojas, Francisco Weimer. O documento foi assinado pelas três entidades no dia 19 de agosto, e o PL chegou à Câmara de Vereadores já no dia 20 de agosto. Em 2018, o governo de Lajeado protocolou o mesmo projeto e, após pressão popular por parte dos comerciários, recuou. E a pergunta é: o prefeito vai recuar outra vez?

Troca-troca do MDB

Em Arroio do Meio, a partir do dia 1º de setembro, e por um período de até 60 dias, estarão de licença os vereadores Paulo Heck e Adiles Meyer, ambos do MDB. Os suplentes Fernando Kuhn e Angela Beatriz Friedrich, também do MDB, e que fizeram 308 e 239 votos, respectivamente, serão os substitutos no período. Na próxima sessão devem retornar os emedebistas licenciados Rodrigo Kreutz e Marcelo Schneider, que reingressam nos lugares dos suplentes Michele Zanotelli e Ângela Bruxel.

Acompanhe
nossas
redes sociais