Sem consenso em torno da divulgação de uma nota contra as ameaças feitas por Jair Bolsonaro à democracia, governadores de 25 Estados decidiram propor ao presidente e aos outros chefes de Poderes uma espécie de reunião de pacificação e de normalização institucional do país.
O movimento feito pelos governadores é uma reação às ações do presidente, que, nas últimas semanas, intensificou seus ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, colocou sob dúvida a realização das próximas eleições e apresentou pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. No lado oposto, governadores mais alinhados a Bolsonaro também reclamaram das medidas tomadas pelo STF mandando prender ou investigar aliados do presidente.
Pedido de reaplicação do Encceja 2020 pode ser feito até sexta
Pessoas com sintomas de covid-19 ou outras doenças contagiosas não devem comparecer ao local de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 marcadas para o próximo domingo, (29). A orientação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que pede para que esses participantes solicitem a reaplicação do exame. A solicitação da reaplicação da prova deve ser feita até as 12h de sexta-feira (27), por meio do Sistema Encceja, e mediante comprovação da condição de saúde.
Nesta edição, o Encceja será aplicado para mais de 1,6 milhão de pessoas, em 622 cidades brasileiras. O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.
Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021
A Receita Federal abre hoje (24), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O crédito será feito no dia 31 de agosto para mais de 3,8 milhões de contribuintes.
Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 5,1 bilhões.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet.
Ministro da Economia nega descontrole da inflação e afirma que taxa entre 7% a 8% está “dentro do jogo”
O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta segunda-feira (23) que a inflação esteja fora de controle no Brasil. Isso porque, segundo Guedes, o mundo inteiro está enfrentando uma alta de preços semelhante.
O ministro também disse considerar que uma inflação entre 7% e 8% está “dentro do jogo”. O acumulado dos últimos 12 meses é de 8,99%.
A inflação brasileira atual sofre forte influência da crise hídrica e dos preços dos combustíveis. No ano, o IPCA – a inflação oficial do País – acumula alta de 4,76%.
Geração solar fotovoltaica atinge 10 gigawatts e Brasil entra para o Top 15 global
O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos, informou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Com a marca, o País passa a fazer parte dos 15 países com maior capacidade de geração solar instalada, lista liderada pela China (253,8 GW), seguida pelos Estados Unidos (73,8 GW) e Japão (68,6 GW). O Brasil é o único país da América Latina no Top 15, elaborado pela Agência Internacional parta Energia Renováveis.
De acordo com a Absolar, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 300 mil empregos acumulados desde 2012.
Com isso, evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
Parlamento apresenta alternativa de regionalização do saneamento
O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), apresentou, nesta segunda-feira (23), uma proposta alternativa à regionalização do saneamento básico proposto pelo governo do Estado. A ideia divide os 497 municípios gaúchos em dois blocos, dá mais autonomia às prefeituras e leva em conta a hidrografia na formação das unidades regionais. Conforme o presidente da Assembleia, a proposta foi construída por vários parlamentares e entidades da sociedade civil que participaram dos debates promovidos pelo Legislativo.
Governo gaúcho lança projeto para qualificar atendimento nas unidades básicas de saúde
O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, lançaram, nesta segunda-feira (23), a Rede Bem Cuidar RS, projeto que busca qualificar o atendimento das equipes de Saúde Família no RS e ampliar o acesso ao SUS. Cada um dos 497 municípios gaúchos poderá escolher uma unidade para participar do projeto.
A iniciativa busca abranger as demandas trazidas pela comunidade e fazer com que cada unidade se adapte à realidade local. Inicialmente, o projeto terá foco na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável, inclusive com certificação dos serviços de saúde como Unidades Amigas do Idoso. Em seguida, o foco será estendido a crianças, superidosos (mais de 80 anos), populações indígenas, negra, em situação de rua e privada de liberdade, migrantes internacionais, assentados e pessoas com deficiência.