As novas guias de tributos e demais receitas de Lajeado passarão a ter, além da opção de pagamento tradicional via código de barras, a inclusão de QR Code para pagamento via PIX. Com isso, há maior facilidade de meios de pagamento, já que o contribuinte poderá efetuar o pagamento em qualquer instituição financeira cadastrada no PIX. Até então, as guias só podiam ser pagos no Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Lajeado é um dos primeiros municípios do Estado a incorporar a ferramenta ao seu sistema de arrecadação. A melhoria, que vem sendo desenvolvida internamente desde o final do ano passado, foi possibilitada através de uma parceria com o Banco do Brasil e após adequações no sistema gerencial do município. Além de dar mais alternativas ao contribuinte, a medida também deverá gerar redução de custos para o município, já que o valor cobrado é menor do que em outras ferramentas.
Conforme o Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, a adesão à nova tecnologia irá facilitar o dia a dia de pessoas e empresas. “Era uma demanda que tínhamos de possibilitar o pagamento de tributos em outros bancos. Com o PIX tornamos isso possível, dando mais opções de pagamento ao contribuinte. É uma ação simples, mas que gerará ganhos para milhares de pessoas no dia a dia”, diz.
O pagamento via
Pix é simples: basta que o contribuinte abra o aplicativo do seu banco, aponte a câmera do celular para o QR Code existente da guia e faça o pagamento. A compensação irã ocorrer no dia seguinte, da mesma forma que ocorre hoje com o pagamento tradicional.