Governo defende permissão e sindicato critica projeto

COMÉRCIO AOS DOMINGOS

Governo defende permissão e sindicato critica projeto

Projeto de lei que modifica Código de Posturas foi enviado ao Legislativo e reacende debate sobre efetividade dessa ampliação no atendimento

Governo defende permissão e sindicato critica projeto
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

A Prefeitura de Lajeado enviou projeto de lei para a abertura do comércio em domingos e feriados à Câmara de Vereadores. A proposta era aguardada por entidades representativas dos empresários, mas é criticada pelo sindicato representante dos funcionários.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, e o presidente do Sindicomerciários, Marco Daniel Rockenbach, participaram de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, para falar sobre a proposta que deverá de ser apreciada nos próximos dias pelos vereadores.

(Foto: Ana Carolina Becker)

Bücker ressalta que a intenção não é impor como uma norma, mas permitir ao comerciante que vê a abertura aos domingos como positiva, que faça isso. “Neste momento de retomada econômica, se entendeu que é uma ocasião pertinente para a tirada dessa restrição para propiciar as empresas que tenham a possibilidade de crescimento.”

Rockenbach salienta que os representantes dos trabalhadores não foram ouvidos antes desse projeto de lei ser encaminhado ao legislativo. “Nós queremos ser utópicos quando dizemos que não há obrigação de trabalhar e abrir, a empresa vai analisar e vai trabalhar. Se tu não tem custo pra isso”, diz. Ele lembra da época em que se passou a trabalhar de um para dois sábados no mês. “O que vimos com a questão do sábado e o próprio supermercado que abre aos domingos é a diluição do dia de compra. Esse trabalhador que por ventura vai trabalhar no domingo vai precisar folgar no dia da semana que antecede.”

Além disso, lembra do impasse que isso vai gerar nas famílias, tendo em vista que não há transporte públicos aos domingos e nem creche para deixar as crianças. “Os funcionários vão usar a bonificação de R$ 86 pelo dia de trabalho para pagar alguém para ficar com os filhos ou para almoçar. Temos que fazer essa discussão.”

O secretário também fala da importância das lojas abertas aos domingos para o turismo que vem se desenvolvendo no Vale do Taquari. “As pessoas vão vir visitar o Cristo, em Encantado, ou até mesmo as cascatas, vão se hospedar aqui e comprar no nosso comércio.”

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais