O coordenador regional do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), Marcos Hinrichsen, falou sobre a utilização de dejetos suínos para produção de energia em entrevista para a Rádio A Hora 102.9 nessa segunda-feira, 20. Marcos integra uma comitiva que foi até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, para entender como funciona este processo.
Para o dirigente, a suinocultura é uma das grandes forças econômicas para a região do Vale do Taquari. Porém, um dos problemas é o descarte de dejetos destes animais, que muitas vezes são largados de maneira incorreta no meio ambiente.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu percebeu que essa prática atrapalhava a produção de energia e adotou alternativas para diminuir a entrada de dejetos na água. Os dejetos são transformados em gases que também podem ser usados como combustível veicular. A produção de biogás se tornou uma alternativa viável e econômica.
Para Hinrichsen, o custo total deste empreendimento não pode ser do produtor rural, porque se tornaria inviável. A intenção é firmar uma parceria público-privada (PPP) para manter o projeto, trazendo investidores que tenham interesse em tirar isso papel. “Tem que ser uma construção coletiva”, afirma.
Essas parcerias podem resultar em alternativas que produzam energia e impulsionem a economia, trazendo solução aos municípios do Vale do Taquari que possuem esse problema, além de não prejudicar o meio ambiente.