“O teatro é para todos. Não precisa nascer com o dom”

Abre Aspas

“O teatro é para todos. Não precisa nascer com o dom”

Marcelo Brentano, 42, trabalha com teatro há 25 anos. Além de ator, hoje é diretor e professor. Neste ano, vai produzir espetáculos natalinos nas cidades de Poço das Antas, Veranópolis, Colinas, Teutônia e São José do Sul.

“O teatro é para todos. Não precisa nascer com o dom”
Teutônia

Você já tem espetáculos natalinos confirmados em cinco municípios e outros quatro estão para confirmar. Como você administra ter várias peças teatrais na sua programação de final de ano?
Quando confirmo o espetáculo em algum município, vou para lá com minha equipe. Levo uma técnica vocal, professora de dança, coreógrafa, maquiadora e figurinista. Mas os atores são todos locais, das cidades. Os próximos quatro meses serão de muita preparação, onde os moradores vão receber oficinas de teatro, dança, música e maquiagem. Levamos tudo até os locais, e eles se transformam nos grandes artistas das suas cidades. Eles vão representar a história do nascimento de Jesus.

E as peças são iguais?
A história do nascimento de Jesus Cristo não muda. Mas a forma como ela é contada e a montagem do espetáculo são diferentes. A pessoa pode ir em todos os espetáculos que vou organizar nesse ano que vai sempre ver algo diferente. As apresentações vão ser um evento muito esperado, de reencontros. Ainda não vamos poder nos abraçar, mas acredito que vai ter muita emoção. Vai ser muito gratificante ter a presença das pessoas de novo, ver elas lá, refletindo em um momento tão importante que é o Natal.

Nestes espetáculos e nas aulas de teatro você trabalha com pessoas de todas as idades. Como é esse desafio?
É uma tarefa desafiadora. Ano passado comecei a trabalhar com crianças do jardim de infância até a 4ª série em sala de aula. É algo que eu não tinha experiência. Mas foi muito gratificante. Quando se trabalha com pessoas de diferentes faixas etárias, a gente precisa se renovar, se adaptar e estudar muito para poder atender a todos. Em uma dia trabalho com as crianças, no outro com a melhor idade, no dia seguinte com adolescentes. É desafiador e gratificante estar em um grupo diferente a cada dia, ver realidades diferentes, conhecer as necessidades de cada grupo. Teatro é feito de trocas.

Ou seja, não tem idade para atuar, certo?
O teatro é para todos. Não precisa nascer com o dom. O teatro é bom para que as pessoas desenvolvam sua auto estima e percebam que têm a capacidade de irem além. Também ajuda na sua auto confiança, no poder de decisão, na postura mais positiva e no desenvolvimento profissional. O poder da criatividade é também um dos grandes focos.

O teatro é a arte de interpretar personagens e contar histórias para o público. Como você define o papel do teatro?
Ele é transformador. O Teatro só existe quando tem público e quando tem atores no palco. E essa conexão é muito forte, porque é uma troca entre ator e plateia. Mas o desafio não é só emocionar. O teatro é ótimo para que a gente possa se conectar com as pessoas, expandir o pensamento crítico, desenvolver a expressão, se inspirar com grandes histórias. O teatro é rico desde os seus bastidores até chegar no palco e transbordar para a plateia.

Acompanhe
nossas
redes sociais