A partir de domingo, 22, toda a população acima de 18 anos residente em Lajeado poderá se vacinar contra a covid-19. Com a ampliação da faixa etária, não será necessário se enquadrar em nenhum dos grupos prioritários para receber a vacina.
Apenas os adolescentes de 12 a 17 anos seguem com os critérios estabelecidos de comorbidades. Neste sábado, 21, não haverá vacinação porque a nova remessa de doses está prevista para chegar no sábado à tarde. No domingo, a vacinação será no Posto de Saúde do Centro e no drive-thru do Parque do Imigrante, das 8h às 14h nos dois locais.
Para a vacinação por idade é necessário apresentar apenas documento de identidade e comprovante de residência em Lajeado. Em caso de não possuir comprovante de residência, será aceita uma declaração de próprio punho.
A Secretaria de Saúde reforça à comunidade que, para quem puder, dê preferência para se vacinar no drive-thru do Parque do Imigrante, onde há mais equipes de vacinação, acelerando assim o processo de imunização e evitando a formação de filas.
Com a disponibilidade da vacinação a todo o público adulto, a partir de segunda-feira será alterada a estratégia de vacinação. O drive-thru não funcionará mais, e as vacinas contra a Covid-19 passarão a ser aplicadas em cinco postos de saúde espalhados na cidade. Dependendo de como ficará a disponibilidade de doses, a população acima de 18 anos poderá procurar pela imunização nas unidades de saúde dos bairros Centro, São Cristóvão, Montanha, Olarias e Jardim do Cedro.
Nestes locais, as doses serão aplicadas nas próprias salas de vacina das unidades, das 10h às 14h. O objetivo de levar a vacinação aos postos é atingir pessoas que não puderam se deslocar aos dois pontos principais durante a campanha.