Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre 21 a 28 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado foi às ruas da cidade na tarde de quinta-feira. Durante a atividade, distribuíram a cartilha “Eu tenho direito!” para a comunidade que passou pela Rua Júlio de Castilhos.
Com o tema “é tempo de transformar conhecimento em ação”, a data busca conscientização e defesa de direitos. Segundo a diretora da Apae, Ana Paula Rech, a informação correta e acessível dá mais dignidade a pessoas com deficiência e confirma que direito não é favor, mas sim conquista e deve ser respeitado.
“Transformar conhecimento em ação é isso, a gente oportunizar que as pessoas tenham acesso aos seus direitos e usem eles da melhor forma possível, para melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade de vida da família e amigos”, ressalta a diretora.
A semana também será marcada por rodas de conversas e publicação de vídeos de pacientes e alunos da Apae, produzidos pelos profissionais da clínica e da escola. Para o encerramento da atividade, no dia 27, a distribuição das cartilhas será às 9h no semáforo da Avenida PiraÍ.
“Eu tenho direito!”
Com 35 páginas, o material produzido pela Federação Nacional das Apaes em homenagem à Semana Nacional, traz explicações sobre conceitos relacionados à pessoa com deficiência, além de seus direitos civis, sociais, de educação, propriedade, acessibilidade, entre outros.
“É uma cartilha muito prática e acessível, e vem como uma lembrança dessa semana”, destaca Ana Paula.
De acordo com o material, além dos direitos garantidos de forma constitucional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) reafirmou os direitos da igualdade, da não discriminação, do atendimento prioritário, entre outros fundamentais, como o direito à vida, ao trabalho e à assistência social.
A cartilha serve como um guia de informações para familiares e amigos de pessoas com deficiência, além de alertar a comunidade quanto ao respeito e inclusão.