Agentes defendem integração  em torno do turismo regional

Vale do Taquari

Agentes defendem integração em torno do turismo regional

Seminário contou com a presença de gestores públicos, presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo e empresários do ramo. Em pauta, a regionalização do turismo e o exemplo de Bonito

Agentes defendem integração  em torno do turismo regional
Cerca de 100 pessoas estiveram na CIC Teutônia para discutir os rumos do turismo no Vale (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Vale do Taquari

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) promoveu um seminário para qualificar profissionais do setor, nessa quinta-feira, 19. O evento ocorreu em Teutônia e contou com as participações de Débora Snel, técnica da Secretaria Estadual de Turismo, e Antônio Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O encontro foi uma oportunidade dos participantes trocarem experiências e entenderem o que cada município pode fazer diante dos desafios impostos pelo atual momento do segmento. Além disso, os presentes puderam conhecer aspectos do cenário estadual e nacional, diante dos conteúdos apresentados.

Na primeira palestra, foi abordada a temática da regionalização do turismo e a atualização do mapa do turismo brasileiro. “Turista não visita uma cidade, ele visita uma região turística. Os projetos precisam ser regionais. Quem pensar só na sua cidade está fadado ao insucesso”, ressaltou Snel.

Na sequência, o case de Bonito foi detalhado por Mariano, com uma explanação sobre as políticas locais para desenvolver o município a partir do turismo, com ênfase na organização e na sustentabilidade.

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, falou sobre a importância do evento na construção de uma unidade de trabalho em busca do crescimento do setor. “Acreditem no turismo, essa indústria que gera empregos e bons negócios para todos”.

Entrevista

Augusto Mariano • presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito
• Uma das principais referências na área do turismo em Bonito, Mariano apresentou o case do município em 10 países e levou a bagagem das experiências bem sucedidas para o público presente no seminário em Teutônia. Atualmente, 60% dos empregos formais na cidade estão relacionados ao setor.

“O turismo tem que ser um agente de transformação social”

• A Hora: O que se pode trazer do que funcionou em Bonito para o Vale do Taquari?
Augusto Mariano: Eu tive uma grata satisfação quando cheguei no Vale do Taquari, por ver os avanços que tem aqui na região, principalmente no sistema cooperativista, com associações que exploram serviços de água e serviços de energia. Isso é muito importante. Mas o que nós temos que trazer da experiência de Bonito para a região do Vale do Taquari é que o turismo tem que ser um agente de transformação social. Você tem que trazer o turista de fora, ser um bom receptivo e fazer com que essa riqueza que o turista deixa na região seja amplamente socializada e distribuída por todos aqueles que fazem parte da cadeia produtiva do turismo.

• Qual tua avaliação sobre a estrutura que encontraste no RS?
Mariano: O Rio Grande do Sul é um estado super desenvolvido, com infraestrutura e logística já prontas, diferente da nossa região Centro-Oeste. Precisamos fazer um levantamento do potencial maior que cada município tem. E, dentro desse potencial, montar os roteiros integrados e classificar os produtos turísticos daquele município para integrar aos outros que fazem parte do Vale do Taquari. Não é difícil. O momento é oportuno para discutirmos isso e, porque não, aproveitar as melhores experiências que nós temos no Brasil e no mundo.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais