A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) contratará, nos próximos dias, um técnico sobre universalização e regionalização do saneamento. O profissional será o mesmo contratado pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, para assessorar Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
A decisão foi anunciada pelo prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, após o quinto encontro do grupo de trabalho da Federação das Associações dos Municípios (Famurs) que debate a privatização da Corsan.
O prefeito de Taquari, André Brito, fará o primeiro contato com o técnico, já que o município faz parte da Amvat e da Granpal. Municípios da região metropolitana se reúnem hoje com o consultor para entender melhor o sistema regionalizado de saneamento.
Sobre o pacote de propostas sobre saneamento básico que tramitam na Assembleia Legislativa, Kohlrausch acredita na derrubada do regime de urgência. “Acredito que ele pode cair. Não tem problema nenhum segurar um pouco mais. Para entender melhor”.
Três projetos de lei são discutidos na Assembleia Legislativa. Tramitam em regime de urgência a proposta de desestatização da Corsan e a criação da Unidade Regional de Saneamento Básico Central, com 307 municípios atendidos pela Corsan.