Um encontro entre representantes da Associação dos Municípios (Amvat) com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, tratou sobre a necessidade de maior efetivo policial na região.
O encaminhamento da demanda partiu do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO-VT), diante da perspectiva de formatura de novos soldados ao final do ano. Na estimativa da Amvat, 800 policiais devem ingressar na Brigada Militar (BM), e a região tem a necessidade de mais 46 profissionais para as sete companhias locais.
A reunião entre o presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, o secretário da associação, Elmar Schneider (prefeito de Estrela), e o vice-governador ocorreu em Porto Alegre na manhã dessa terça-feira, 17. “O vice comentou sobre uma reunião com o comando da BM para verificar a viabilidade de atender ao nosso pleito”, diz Kohlrausch.
Segurança para desenvolver o turismo
A cidade com a maior demanda de efetivo é Encantado. A solicitação de nove profissionais para a 2ª Companhia do 22º Batalhão de Polícia Militar vai ao encontro do desenvolvimento turístico do município, além de atender ao Presídio Estadual. Hoje, a equipe conta com 16 policiais, o que dificulta a escala de serviço para todos os turnos. E a questão do turismo foi destacada por Kohlrausch como um dos principais argumentos para o pedido.
“Melhoramos muito os indicadores de segurança pública no Vale do Taquari nos últimos tempos. Não só pelos números apresentados na troca de comando do CRPO, mas porque é uma percepção de mais segurança que temos na região. Mas, se quisermos falar de explorar o turismo, de fortalecer esse setor da economia, é fundamental que se tenha cada vez mais segurança”.
Lajeado aparece como o segundo município com a maior solicitação, de oito policiais. Na justificativa da Amvat, há defasagem para atuação no presídio, na Força Tática e na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). É mencionada também a necessidade de pessoal para o Centro de Comando e Controle, com inauguração prevista para o final do ano.
Defasagem
Três municípios têm grande percentual de defasagem nos efetivos. Teutônia, com 46%, Estrela, com 56%, e Taquari, com 65%, enfrentam desafios para montagem de escalas. Cada um deles teve a indicação de receber mais seis policiais. A maior preocupação está em Teutônia, que apresenta aumento na criminalidade, de acordo com a Amvat.