Univates avança à Serra

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Univates avança à Serra

Vale do Taquari

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) negocia uma parceria com o Hospital Tacchini, instalado em Bento Gonçalves. A instituição de ensino busca novos espaços para oferecer qualificações nas mais diferentes áreas da saúde em nível de cursos técnicos e de graduação, como Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Estética e Cosmética e, também, a Medicina. A Univates também negocia espaços nas áreas de Urgência e Emergência com o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, com o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, entre outros.

Em suma, a universidade negocia espaços para que os alunos da área da saúde possam fazer estágios e “colocar a mão na massa”. E tais projetos dependem de autorização governamental, da existência de pessoal qualificado, e das condições econômico-financeiras e da demanda. Há uma solicitação da Univates tramitando junto às autoridades educacionais para aumentar as vagas da Medicina para 120 anuais. Hoje, os espaços para estágios e práticas já ocorrem com muita intensidade no Hospital Bruno Born, nos postos de saúde e na UPA, em Lajeado.

O futuro do Parque Histórico

O governo de Lajeado estuda alguns projetos para concessão do Parque Histórico da Colonização Alemã, instalado em uma área nobre do bairro Alto do Parque, ao lado do Parque do Imigrante. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) já recebeu propostas de empresas gaúchas e catarinenses para balizar uma provável concorrência pública. Nesta quinta-feira, uma nova intenção de uso para o espaço deve chegar à prefeitura municipal.

O futuro do Parque Histórico II

Uma das propostas encaminhadas ao poder público é assinado pela empresa Urbanes Administração de Parques, que já administra espaços em Nova Petrópolis (RS), Campos do Jordão (SP) e também em pontos turísticos de Minas Gerais, como a Gruta de Maquiné. O grupo apresenta ideias para rentabilizar a área: construções de novos espaços comerciais; criação de atividades culturais; cobrança de estacionamento; desenvolvimento de feiras, eventos e novos atrativos.

O futuro do Parque Histórico III

Para consolidar uma parceria público-privada, o governo municipal precisa rever uma lei aprovada faz pouco tempo, em agosto de 2019, e que “dispõe sobre a adoção das casas localizadas no Parque Histórico Municipal”. Ocorre que algumas casas foram “adotadas”, inclusive com a instalação recente do Café no Parque. E a dúvida é: esses empreendimentos permanecem após uma provável concessão de toda estrutura à iniciativa privada?

História infantil

A secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, anuncia a produção de um livro infantil para contar a história do município. A proposta envolve escritores profissionais e “mirins”. O objetivo é fomentar a cultura literária entre pequenos estudantes e criar um documento histórico da cidade.

Nova orla do Taquari

O governo de Lajeado avança na consolidação do Parque Ney Arruda, na orla do Rio Taquari. E acerta em cheio ao ampliar o espaço para os pedestres às margens do leito, junto ao Porto dos Bruder. O ponto é alagável e isso inviabiliza investimentos de maior porte. Entretanto, o pouco que se faz tende a ser suficiente para a reocupação daquela parte da orla pela sociedade local. Aliás, o poder público também precisa reformular a escadaria próxima ao Belvedere Aldino Gallas.

Instituto Caldeira em Estrela

O Instituto Caldeira, com sede em Porto Alegre, é uma instituição sem fins lucrativos, que busca conectar grandes, médias e pequenas empresas com startups para estimular o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. O empreendimento foi instalado junto às edificações da antiga indústria do grupo AJ Renner, e tem se consolidado como um dos principais hubs para novas soluções ao mercado e entes públicos e privados. Recentemente, a entidade firmou Termo de Cooperação com o governo de Lajeado e também com a Univates.

Ontem, o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Rodrigo Kich, e o Diretor de Trabalho, Guilherme Schneider, visitaram as instalações do instituto (foto). Segundo Kich, o presidente da instituição, Marciano Testa, CEO e fundador do Agibank, deve visitar a cidade estrelense em setembro. “Vem novidades. Já estamos em contato faz algum tempo. Ontem foi uma visita institucional”, resume o secretário. Hoje, o Caldeira conecta empresas, universidades, startups e diferentes agentes, além de 39 grandes empresas do Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais