“Quando tem preço o produtor se estimula”

Segunda safra

“Quando tem preço o produtor se estimula”

Presidente da Farsul falou sobre as culturas de inverno que surgem como alternativa para alavancar a cadeia de produção animal

“Quando tem preço o produtor se estimula”
(Foto: Divulgação/Farsul)
Vale do Taquari

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 18, para falar sobre o incentivo para a segunda safra dos produtores no Estado, tendo em vista o desafio dos grãos para a economia.

Mesmo sendo o segundo maior produtor de grãos do Brasil, o RS tem 6 milhões de hectares plantados na primeira safra, no entanto, parte desse espaço fica desocupado após a colheita, sendo apenas 1,9 hectare ocupado.

Com deficit de sete toneladas para abastecimento da avicultura e suinocultura, dois pilares econômicos do Estado, se estuda o estímulo ao agricultor para a produção de grãos também na segunda safra com apoio da Associação de Proteína Animal.

As tecnologias da Embrapa também serão levadas ao agricultor como forma de incentivo para esse incremento na produção de grãos. O presidente acredita que esse avanço na produção de culturas no inverno ainda não tenha acontecido por falta de preço. “Quando tem preço o produtor se estimula”, pontua.

Pereira acredita que com os bons resultados do trigo neste ano o produtor deve ter expandido sua área em 20%. Caso isso seja colocado em prática, a expectativa é que ocorra um incremento de R$ 12 bilhões para a segunda safra.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais