O governo do Rio Grande do Sul disponibilizará R$ 4 milhões para a elaboração de projetos estratégicos de inovação, alinhados às competências de cada um dos ecossistemas regionais. O novo edital do programa Inova RS, ligado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), foi lançado na segunda-feira, 16.
O edital busca propostas de instituições de ciência e tecnologia gaúchas (ICTs) em parceria com empresas, sociedade civil, serviços autônomos e órgãos do poder público, que tenham interesse em executar projetos de inovação voltados ao desenvolvimento regional. A intenção é identificar e contemplar as melhores iniciativas capazes de gerar transformação econômica nas regiões.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o edital contemplará todas as oito regiões funcionais com pelo menos uma proposta. Levará em consideração as visões de futuro de cada ecossistema.
As propostas devem ser encaminhadas até 18 de setembro. Os resultados preliminares serão divulgados em 23 de outubro. Em novembro, ocorrerá a definição dos projetos de inovação. O prazo para execução é de 18 meses.
Visão de futuro
No ano passado, foi definida a visão de futuro das oito regiões do Inova-RS. Na região dos Vales, da qual o Vale do Taquari faz parte, a estratégia é torná-la, até 2030, referência nacional em inovação, por meio de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços.
Segundo a coordenadora do Inova RS na região, Andreia Valim, a partir desta visão de futuro é que se definirá o projeto para a região. “Isso já se desenhava entre as ICTs, empresas e associações. Desde janeiro vínhamos esperando pelo edital. Temos projetos bem construídos. Será encaminhada uma só proposta enquanto região, que esteja de acordo com a nossa visão”, explica.
Os comitês técnico e estratégico da região dos Vales terão reunião hoje para alinhar o projeto a ser encaminhado ao Estado. Eles contam com representantes das três ICTs – Uergs, Unisc e Univates.
“Trabalhamos de forma colaborativa. Já temos parcerias acontecendo, empresas atuando em conjunto com as ICTs dentro da lógica da nossa visão de futuro”, salienta Andreia.
Características do edital
- Execução dos projetos em até 18 meses;
- Subvenção máxima de R$ 500 mil por ecossistemas;
- Aplicação das tecnologias portadoras de futuro (automação, computação em nuvem, robótica, etc) às linhas temáticas (agronegócio, cidades inteligentes, economia criativa, etc) definidas na visão de futuro regional
Inova RS
- Criado em 2019, é o programa que visa a incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre atores da quádrupla hélice da inovação (sociedade civil, governo, academia e empresas);
- Por intermédio do fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação fomentado pelo programa, espera-se que até 2030 o Estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;
- O Inova RS dividiu o Estado em oito diferentes macrorregiões de inovação. O Vale do Taquari integra a região dos Vales, que inclui também os municípios do Vale do Rio Pardo.