Noite de rock no Pratas da Casa

6ª Edição

Noite de rock no Pratas da Casa

Banda Franchicos se apresenta hoje às 20h, na sexta edição do evento que será transmitido em live pelo Facebook do Grupo A Hora e pela Rádio A Hora 102.9

Noite de rock no Pratas da Casa
A música inscrita pela banda no projeto se chama “Petrichor”, e é uma das canções autorais do grupo de Lajeado (Foto: Divulgação/Carolina Leipnitz)
Vale do Taquari

Unir música, talentos locais e solidariedade. Esse é o objetivo do projeto Pratas da Casa, que chega na sua sexta edição. Na noite desta quarta-feira, às 20h, o palco do Teatro do Sesc recebe a Banda Franchicos para uma live embalada ao som do rock’n roll. A apresentação será transmitida pelo Facebook do Grupo A Hora e pela Rádio A Hora 102.9.

O evento tem superado as expectativas da organização, com mais de 50 mil visualizações nas cinco edições de 2021. “Estamos muito felizes com o projeto até aqui. Muito bom podermos contribuir na promoção dele junto com os parceiros, fazermos a nossa parte em prol da cultura e da música local”, destaca a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.

Durante a live, também será disponibilizado um QR Code e uma chave Pix. O objetivo é arrecadar valores para adquirir alimentos destinados às famílias do município cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc. Hoje são mais de 100 instituições e cerca de 12 mil pessoas atendidas na região. As doações também podem ser feitas de forma presencial na unidade do Sesc.

O evento não conta com a presença de público e todos os protocolos sanitários são seguidos entre as equipes da organização.

Embalados pelo rock

O prazer em tocar e o gosto pelo rock’n roll motivou um grupo de quatro amigos estudantes do Ceat a criar a Banda Franchicos em 1994. Na bateria, ficava Mau Weiand, na guitarra, Marcelo Souza e Jorge Eugênio Friedrich Junior, conhecido como Jorge Frie, também vocalista, e Hélio Miguel Schauren Junior no baixo.

Na época, eles tocaram em casas e festivais, em diferentes cidades do Vale do Taquari, influenciados por bandas como Beatles e The Rolling Stones. Assim como ritmos do punk rock e o grunge de Seattle, um subgênero do rock. Eles também procuravam referências na Jovem Guarda e no rock nacional, mas sempre em busca de autenticidade.

“Nós utilizamos riffs hipnotizantes e guitarras distorcidas, decorrência da veia ‘hard rock oitentista’”, diz Schauren.

Hoje a Franchicos é composta por dois de seus fundadores, Jorge Frie e Schauren, além de integrantes que vieram depois, como Fernando Arenhart, o Ferds, na guitarra solo, e Wilson Klein Jr, o Mano, na bateria.

“Esta nova formação e o reconhecimento do público é a garantia de vida longa e muito rock à Franchicos, que passa a focar seu trabalho em músicas autorais, sem deixar de lado os covers em homenagem ao que de melhor já foi produzido no mundo da música”, destaca Schauren.

Esta é a quarta participação da banda em parcerias com o Sesc e o Mesa Brasil. Para a sexta edição do Pratas da Casa, o repertório do grupo foi montado com sons autorais no ritmo do rock’n roll. Entre eles, o título “Petrichor”, que se refere ao cheiro da chuva quando cai no solo quente, e foi a canção inscrita no projeto. “A letra lembra que um dia que começa ruim pode se tornar muito bom”, ressalta o baixista.

Quem faz acontecer

O Projeto Pratas da Casa 2021 tem patrocínio de Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Kikão, Salva Kraft Beer, Alexandre Lucas Corretor de Imóveis, Universidade Unopar Lajeado, Transportadora Nimec, UpTime e Airton Seguros.

São apoiadores a Rock Center Instrumentos Musicais, Peixe Gás Service, Loja Andrezinho, Laboratório Lajeado/Irion, Claudir Degasperi Compositor, Santa Cor Tintas e Xerife Corretor de Imóveis. O Projeto conta com a parceria de Matheus Hinterholz Produções, Na Baia Studio e Musicness e apoio cultural de Arruda Advogados.

Serão dez bandas participantes do Pratas da Casa. Além de um cachê de R$ 1 mil, os artistas também concorrem a uma premiação em quatro categorias: Música autoral, Arranjo e composição, Performance e Maior público virtual.

Acompanhe
nossas
redes sociais