A administração municipal prepara a compra de cerca de 100 lixeiras. O processo está em fase de assinatura de contrato.
A aquisição está dentro do previsto em pregão para a compra de até 400 unidades, conforme demanda. A empresa vencedora é de Santa Catarina e vai vender cada unidade por R$ 940. Uma licitação anterior foi refeita já que a única proposta custaria R$ 1,6 mil por lixeira.
Hoje, a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade tem protocolados 70 pedidos para colocação ou retirada das lixeiras. O coordenador da limpeza pública, Juliano Pelegrini, explica que esses pedidos só podem ser feitos pelo proprietário do lote.
Avaliação de prioridades
Após a compra dos primeiros cem itens, equipes da secretaria farão uma avaliação dos pedidos para ver a necessidade e prioridade de atendimento.
Em Conventos, Isac da Silveira é proprietário de uma lancheria. Ele conta que para descartar os resíduos que produz, vai de carro uma vez ao dia até a lixeira mais próxima que encontrar. Isso porque não existe nenhuma nas proximidades do seu negócio.
“Às vezes quando sei que o caminhão vai passar, penduro as sacolas na cerca. Mas isso não é muito legal. Fica feio para o meu estabelecimento”. A preocupação com animais que podem pegar as sacolas e derramar lixo na rua também preocupa.
Para ele, os principais problemas são a distribuição e a conservação dos equipamentos. “Enquanto locais com muitos moradores não têm nenhuma lixeira, outros que não precisam têm até duas”, reclama o morador.