O deputado Alceu Moreira participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 16, quando falou sobre a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Rural que está na comissão de Constituição e Justiça para aprovação. Após, deve passar direto ao presidente da república para ser sancionado.
A expectativa de Moreira é que todo esse trâmite seja concluído em dois meses. Os recursos para o fundo deve ser originário de diferentes fontes, desde empréstimos internacionais, multas ambientais, recursos de orçamentos, que podem financiar a agricultura com custo menor e, principalmente, bancar pesquisa, assistência técnica e extensão rural. “Tem muitas propriedades que não tem esse serviço e não desenvolvem em função disso.”
Os recursos do fundo poderão ser utilizados por propriedades de qualquer localidade do país. No entanto, é preciso que o produtor tenha um laudo técnico com a capacidade produtiva e treinamento da família produtora. “O crédito continua sendo uma coisa extremamente cara”, comenta ao fazer relação com as taxas de juros dos empréstimos. O fundo terá taxa de juros entre 2 a 2,5%.
Ouça a entrevista na íntegra: