Lançado em 2019, o movimento Pro_Move Lajeado apresenta diferentes eixos de atuação. Nos primeiros anos de organização, foram criados grupos nas áreas de Alimentos, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, e de Automação. Agora, um novo setor estratégico terá suas estratégias, ações e projetos estruturantes.
A novidade foi anunciada durante o lançamento da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), no começo da semana. O setor do varejo terá seu primeiro grupo constituído a partir do próximo mês, segundo o consultor do Pro_Move, Albano Mayer. Ele terá entre cinco e dez integrantes.
A escolha do varejo se deve pelas vocações de Lajeado, já que o setor é bastante representativo para a economia local e também movimenta municípios vizinhos. “A cidade é muito forte nisso. Agora, vamos trazer essa área para o nosso guarda-chuva e abrangerá o comércio de forma geral”, explica Mayer.
O grupo de trabalho será constituído por representantes da quadrupla hélice (sociedade civil, poder público, universidade e iniciativa privada), assim como nos demais grupos. “Depois serão mapeadas as relações com o ecossistema de inovação e, por fim, a elaboração de um plano voltado a ações dentro deste segmento.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/08/2021-08-15--600x427.jpg)
Empresas do varejo buscam maior facilidade para clientes com serviços inovadores. Foto: Mateus Souza
Necessidade e oportunidade
Vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Lajeado, Rogério Wink foi um dos empreendedores que batalhou para a inclusão do varejo entre os setores prioritários do Pro_Move. Trata-se de uma grande oportunidade, tanto para o movimento quanto para os empresários em inovar.
Segundo Wink, a iniciativa vai cruzar a necessidade da cidade com as oportunidades. “A vocação de Lajeado vem disso. O varejo tem uma importância econômica muito grande para a cidade. Há um campo muito grande para trabalhar. Por isso pedi muito para que o varejo fizesse parte do ecossistema, como área estratégica para a economia”, afirma.
Já para o vice-presidente de Capacitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Carlos Haas Oliveira, o varejo se aproxima da discussão que envolve o desenvolvimento e inovação da cidade. “Ele pode contribuir muito com o processo, qualificando o que é oferecido aqui. Quando temos todos os atores da quadrupla hélice conversando em sintonia, é algo fora de série”, frisa.
Com a criação da Agil, agência da qual fará parte do Conselho Administrativo, Oliveira acredita que será possível apresentar resultados a curto e médio prazo. “Nosso desejo, agora, é formar esse grupo, realizar um amplo diagnóstico e colocar as ações em prática. É momento de dar um passo além”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, a escolha do varejo é uma forma de valorizar um setor que contribui para o desenvolvimento. “Lajeado é reconhecida pela força do varejo. E, com a inserção no Pro_Move, muitas empresas e pessoas serão envolvidas e terão possibilidade de se qualificar”, sintetiza.
Mais próximo do cliente
A pandemia obrigou muitas empresas do varejo a se reinventarem. Muitas, que tinham projetos de inovação amadurecendo, tiveram de acelerar o processo. O diretor-presidente da Imec Supermercados, Leonardo Taufer, diz que as alternativas buscam sempre ir de encontro com o que o cliente espera.
“Essa maneira inovadora de olhar para os processos deixa as empresas mais próximas do seu público-alvo. Através de novas ferramentas, estamos mais próximos dos clientes. Isso permite novas formas de entregar muito bem aquilo que se propõe a entregar a ele”, avalia.
No supermercado, foi lançado em 2020 o serviço de e-commerce. Taufer ressalta que este é um projeto que foi acelerado devido à pandemia. “Se tivéssemos pensado só em aprimorar a experiência dos clientes na loja, não conseguiríamos capturar aquele que não poderia estar lá. Pensar as coisas de forma dife rente nos leva a resultados diferentes. A inovação se dá neste contexto”, afirma.
Vice-presidente de relação com os associados da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e proprietário da Lojas Prata, Rômulo Vier mantém diálogo constante com empreendedores do ramo de inovação para qualificar o negócio. “Temos inúmeros processos digitalizados e sempre com portas abertas para startups que ajudam a melhorar o desempenho”, explica.
Vier lembra que o movimento de empresas do setor saindo do formato analógico para o digital é frequente. “Mas há inovações onde não precisa apenas vender online, e sim capta o cliente pelo meio digital. É um mundo inovador, em que o consumidor está Mayer anunciou novo setor estratégico durante lançamento da Agil no centro e quem tiver a melhor performance, será premiado”, opina o empresário.
Construção civil
Após a consolidação do varejo dentro das áreas prioritárias do Pro_Move, novos setores devem ganhar espaço. Segundo Albano Mayer, a escolha leva em conta o mapeamento feito pela Certi, empresa contratada em 2019 para fazer um diagnóstico do ecossistema de inovação de Lajeado.
Além das quatro áreas já priorizadas, há outras cinco que foram analisadas. Para Mayer, tudo indica que a construção civil será a próxima. “É bem possível que isso ocorra no futuro. É um setor muito importante para a economia e é natural que seja tratado como prioridade. “Há mais pessoas envolvidas no movimento e existem áreas relatadas como vocações que podem ser exploradas. ”, garante.
ENTENDA O QUE É O PRO_MOVE LAJEADO
• O objetivo do Pro_Move, instituído em 2019, é o de transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos;
• A identificação dos setores estratégicos foi feita com uma ferramenta que analisa as vocações econômicas, potenciais científicos e tecnológicos e tendências. A análise e o cruzamento dessas três variáveis apontaram as necessidades e contemplaram a recomendação dos setores estratégicos;
• O Pro_Move já conta com diferentes projetos. O Acelera é um projeto de aceleração de negócios inovadores via Tecnovates, em que são abertos editais para pessoas e empresas proporem soluções para problemas de Lajeado;
• O Compete promove o apoio a empresários e a simplificação e desburocratização dos empreendimentos do município. Há também o Qualifica, que propõe uma educação empreendedora associada ao Pacto Lajeado pela Paz. Já o Inova traz a inovação a Lajeado;
• Por fim, neste ano, foi criada a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), que fará a gestão do Pro_Move e conta com diretor executivo e conselho de Administração.