Obra para rótula na ERS-130 pode ser concluída até domingo

posto do arco

Obra para rótula na ERS-130 pode ser concluída até domingo

Município prevê bloqueio de trânsito durante o fim de semana. Liberação da nova passagem entre os bairros São Cristóvão e Santo André, depende da EGR

Obra para rótula na ERS-130 pode ser concluída até domingo
O recapeamento asfáltico das vias laterais foi feito nessa sexta-feira pela empresa MPX, contratada pela EGR. Foto: Ramiro Brites
Lajeado

A instalação da rótula para substituir a sinaleira do Posto do Arco impede a circulação de carros em trecho da ERS-130. O trânsito será bloqueado no sábado, 14, a partir das 8h.

De acordo com o departamento de Trânsito, no domingo, 15, está prevista interrupção do tráfego entre às 7h e às 12h. A rua Epitácio Pessoa e a avenida Rio Grande do Sul são alternativas de desvio.

A via será pintada com as demarcações da obra no sábado. O fechamento do canteiro central deve ocorrer no dia seguinte. O município espera que no domingo à tarde a nova rótula já esteja em funcionamento. A liberação, porém, depende do andamento dos trabalhos e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

“Tem que começar aos poucos, sinalizar o trânsito, para não dar nenhum problema”, pondera o engenheiro da prefeitura e presidente da câmara de vereadores, Isidoro Fornari.

Em 11 de maio, a EGR havia anunciado que a obra estaria concluída no fim de julho. De acordo com a estatal, a construção custou R$ 800 mil dentro de um pacote de R$ 4 milhões em intervenções no trecho da ERS-130.

A empresa acredita que o novo dispositivo potencializará o túnel, entre os bairros Campestre e Universitário. A rua Fábio Brito de Azambuja está bloqueada desde o início dos trabalhos para a nova rótula.

Reivindicação antiga

A retirada da sinaleira do quilometro 73, da ERS-130, é um pedido antigo do município. Entre março e abril deste ano, o semáforo foi debate frequente na câmara de vereadores.

Na época, o dispositivo funcionou em amarelo piscante por um longo período. De acordo com autoridades municipais, o trânsito fluiu melhor com a sinaleira estragada. O sinal vermelho nos horários de pico causa engarrafamentos.

Em 7 de abril, ocorreu uma reunião entre o prefeito Marcelo Caumo, Fornari e representantes da EGR. No encontro, definiu-se que a sinaleira seria removida do local. Um estudo de 30 dias definiu a instalação da rótula. As vias laterais foram expandidas para chegar a largura necessária para a passagem dos carros com o novo dispositivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais