Evento reúne comunidade no centro histórico de Lajeado

Dia Estadual do Patrimônio

Evento reúne comunidade no centro histórico de Lajeado

Cerca de 40 pessoas acompanharam um itinerário pelas edificações históricas em torno da praça da Matriz. Roteiro iniciou na Casa de Cultura com palestra sobre a construção do local

Evento reúne comunidade no centro histórico de Lajeado
Dia do Patrimônio reuniu dezenas de pessoas no centro de Lajeado. Foto: Renata Lohmann
Lajeado

Pela primeira vez, Lajeado organizou evento para marcar o Dia Estadual do Patrimônio, celebrado neste sábado, 14. Cerca de 40 pessoas circularam pelos prédios antigos do centro histórico e receberam informações sobre a arquitetura dos locais.

O roteiro iniciou com uma palestra a respeito da história da Casa de Cultura. A visitação seguiu pelo acervo, exposição e à antiga prisão de Lajeado. Depois os visitantes partiram em um passeio guiado.

Durante a caminhada, a arquiteta Fernanda Thomas explicou o contexto de construção das edificações da praça da Matriz. “Todos os feedbacks foram muito positivos. As informações foram bem pontuais, não ficou cansativo”, relata.

Os visitantes passaram por prédios das décadas de 1900, 1920, 1950 e 1980. O passeio guiado iniciou na parte externa da Casa de Cultura, passou pelo palacete da família Jaeger, prédio dos Correios, sede da Brigada Militar (antigo fórum), Colégio Castelo Branco e Igreja da Matriz.

Apresentações no coreto

Houve exposição de artesanato e de quadros do artista Sílvio Farias. Foto: Renata Lohmann

Por volta das 10h30min, o evento culminou em apresentações no coreto da praça. Grupos tradicionalistas declamaram, e artistas plásticos expuseram telas. Havia quadros de Sílvio Farias, e obras de artesanato.

“O tema do dia do patrimônio neste ano é educação patrimonial. Então tem toda essa parte de conscientização. Além das estruturas, tem o patrimônio imaterial, a nossa fala, o nosso dialeto”, explica Thomas. “A arquitetura que temos hoje começou daqui. Nunca podemos esquecer a nossa base, a nossa história, para valorizarmos o futuro”, acrescenta.

Ao fim da manhã, foi plantado um Ipê Amarelo, árvore símbolo da cidade, para marcar o primeiro Dia Estadual do Patrimônio celebrado em Lajeado. Os visitantes ganharam mudas de jabuticabeira, cerejeira e pitangueira.

Acompanhe
nossas
redes sociais