Concessão e pressão

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Concessão e pressão

Vale do Taquari

Os prefeitos do Vale do Taquari planejam nova pressão sobre o governo do Estado. A reunião entre os chefes dos executivos de Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Cruzeiro do Sul e Mato Leitão e os secretários estaduais Leonardo Busatto (Parcerias), Cláudio Gastal (Governança) e Artur Lemos (Casa Civil) está confirmada para segunda-feira. Na pauta, os locais escolhidos para as praças de pedágio, a outorga e os prazos de obras da concessão. Os gestores municipais planejaram uma reunião prévia entre eles nessa sexta-feira, para ajustar o posicionamento regional. Entretanto, Marcelo Caumo precisou ir a Porto Alegre para resolver um compromisso particular, e o encontro foi cancelado. Mesmo assim, eles pretendem alinhar o discurso antes do encontro da próxima semana.


Recapeamento

A Av. Sete de Setembro é uma das principais vias de Lajeado. Em um passado nem tão distante, a avenida era uma das mais disputadas no setor imobiliário. Mas o cenário atual é degradante. O trecho entre a Av. Benjamin Constant e a rua Carlos Sphor Filho está repleta de buracos, desníveis e remendos no asfalto. Mas é por tempo limitado. O governo de Lajeado abriu concorrência pública para contratar uma empresa para o capeamento asfáltico de todo o trecho da avenida. A sessão pública ocorre no do 14 de setembro.


Rótula no Posto do Arco

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) projeta desvios no trecho da ERS-130 em frente ao Posto do Arco. Neste sábado devem iniciar os serviços de pintura da nova rótula. A obra promete melhorar o fluxo de veículos entre Lajeado e Arroio do Meio, com o fim dos famigerados semáforos.


Jantar com Schneider

O prefeito Elmar Schneider (PTB) não quer oposição durante o mandato à frente da Prefeitura de Estrela. Para tal, ele insiste na aproximação com partidos e agentes públicos. Na segunda-feira passada, por exemplo, o chefe do executivo inovou. Ele promoveu uma janta em casa para todos os 13 vereadores e demais servidores da Câmara legislativa. O inusitado encontro ocorreu após a sessão plenária, e também celebrou os aniversários dos vereadores Márcio Mallmann (PP) e Gilberto Fensteiseifer (PTB).


Efeito Pro_Move

Lajeado está no olho do furacão. E é no bom sentido da expressão. As ações voltadas à inovação chamam a atenção dos mais diversos players do mercado nacional e até internacional. Algumas propostas são mais utópicas, claro. Porém, não custa sonhar. Trem elétrico, teleférico, bicicletas elétricas compartilhadas, iluminação inteligente e outros são propostas que exigem esforço multidisciplinar, e costumam funcionar melhor em grandes centros urbanos. Entretanto, o esforço da “tríplice hélice” parece que está rompendo fronteiras e quebrando paradigmas. Especialmente os paradigmas pessimistas de uma ala mais cética da população.


Novas sedes

De tempos em tempos, algumas instituições precisam buscar novos espaços e sedes. É assim com entidades públicas e privadas. Em Estrela, por exemplo, o Comando Ambiental da Brigada Militar (a antiga Patram) precisa deixar os ambientes do Porto de Estrela. Já em Arroio do Meio, a administração municipal precisa encontrar um denominador comum para as sedes da Câmara de Vereadores e da ACISAM. Para tal, estão previstas mudanças no primeiro andar da prefeitura.


Ocupação da Praça da Matriz

A Praça da Matriz é um dos pontos mais nobres e históricos em Lajeado, e está diretamente ligada à evolução da principal cidade do Vale do Taquari. Entretanto, a nobreza do espaço não condiz com o cenário atual. Com pouca ocupação por parte da sociedade, a praça se tornou marginalizada e tem assustado a população. Diante disso, é urgente que o poder público pense em alternativas para reocupar toda aquela belíssima estrutura.

Na gestão do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), foi ventilada a possibilidade de uma concorrência pública para a instalação de um bar/restaurante no espaço, semelhante ao que já ocorre no Parque dos Dick, por exemplo. Mas a proposta nunca saiu do papel. O ex-gestor também investiu na reformulação das calçadas, o que abrilhantou ainda mais o nobre espaço. Mas ainda é pouco.

Faz alguns dias, uma nova proposta de ocupação chegou à Câmara de Vereadores. Em ofício, a Associação dos Artesões de Lajeado solicita um espaço dentro da Praça da Matriz para instalar a Casa do Artesão, de frente para a rua Júlio de Castilhos. O projeto da edificação prevê uma área construída com pouco menos de 70 metros quadrados, com vitrine, banheiro e a loja de artesanato. E a boa proposta deve chegar em breve às mãos do prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais