7 notícias:  Brasil registra 966 mortes por Covid em 24h

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Brasil registra 966 mortes por Covid em 24h

Confira as notícias que são destaque neste sábado

7 notícias:  Brasil registra 966 mortes por Covid em 24h
(Foto: Divulgação)
Brasil

Brasil registra 966 mortes por Covid em 24h

O Brasil registrou, nesta sexta-feira, 13, mais 966 mortes atribuídas à Covid-19. Com o balanço, o país contabiliza 567.862 óbitos. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 871. O Rio Grande do Sul registrou21 óbitos. Agora, o Estado chega a um total 33.724 pessoas que morreram em decorrência do coronavírus. A Secretaria de Saúde do Estado contabilizou, nesta sexta-feira, um óbito e 38 novos casos relacionados à covid-19 no Vale do Taquari.

Lajeado amplia vacinação neste sábado para pessoas que fazem 24 anos em 2021

O município de Lajeado segue ampliando diariamente a faixa etária da vacinação contra a covid-19. A partir deste sábado, 14, pessoas nascidas até 1997, que completam 24 anos em 2021, podem buscar a imunização. A aceleração da vacinação só foi possível porque o município recebeu um volume maior de doses nos últimos dias, com a ampliação da distribuição das remessas por parte do Governo do Estado. Não haverá vacinação no domingo. Os pontos de vacinação são o Parque do Imigrante, no modo drive-thru, e o Posto de Saúde do Centro, ambos com horário das 8h às 14h.

Estrela atinge a marca de 80% do público-alvo vacinado contra a covid-19

Estrela ultrapassou nesta sexta-feira, 13, a marca de 80% da população vacinada com ao menos uma dose contra a covid-19. Conforme dados repassados pela Secretaria de Saúde do município, mais de mil unidades da primeira dose (D1) foram aplicadas na ação que ocorreu no Parque Princesa do Vale, e foi destinada a pessoas com 18 anos ou mais.

Ministro do Turismo participa de assembleia da Amvat em Santa Clara do Sul

O ministro do Turismo, Gilson Machado Guimarães Neto, esteve em assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) nesta sexta-feira, em Santa Calra do Sul. A principal pauta foi o trabalho do Ministério do Turismo direcionado ao momento vivido pela região no setor. Nos últimos meses, a construção do Cristo Protetor de Encantado fez os olhos do país se voltarem ao Vale. Durante a assembleia, o ministro tocou sanfona para os prefeitos da região.

Obra da rótula na ERS-130 pode ser concluída no domingo

Para instalação da rótula para substituir a sinaleira do Posto do Arco, na ERS-130, o trânsito será bloqueado neste sábado, a partir das 8h e não há previsão para a liberação. De acordo com o departamento de Trânsito, no domingo, 15, está prevista interrupção do tráfego entre às 7h e às 12h. A rua Epitácio Pessoa e a avenida Rio Grande do Sul são alternativas de desvio. A via será pintada com as demarcações da obra no sábado. O fechamento do canteiro central deve ocorrer no dia seguinte. O município espera que no domingo à tarde a nova rótula já esteja em funcionamento. A liberação, porém, depende do andamento dos trabalhos e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Rio Grande do Sul recebe 207.470 doses de vacinas contra a Covid-19 neste sábado

O Rio Grande do Sul receberá, neste sábado, mais 207.470 doses de vacinas contra a Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda para as 10h10min a chegada de 77.600 doses da Coronavac. A partir das 19h40min mais 129.870 doses da Pfizer devem chegar ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Os novos lotes chegam para auxiliar na campanha de vacinação do Estado. Nesta sexta-feira, o RS recebeu 169.960 doses destes imunizantes, que foram incorporados ao plano de imunização.

Leite sanciona projeto que revoga lei que instituiu pensão vitalícia a ex-governadores e viúvas

O governador Eduardo Leite sancionou, nesta sexta-feira, o projeto que revoga a lei que instituiu a pensão vitalícia a ex-governadores e viúvas do Rio Grande do Sul. O projeto é do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB).

A lei sancionada nesta sexta-feira tem dois artigos: um revogando a lei original, de 1979, e outro determinando vigência da nova regra na data da sua publicação. Não há qualquer menção direta sobre o fim do pagamento aos atuais beneficiários.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) afirmou que irá consolidar um parecer sobre o tema nos próximos dias. Na visão do procurador-geral, Eduardo Cunha da Costa, o que a revogação garante é que governos que entrarem nos próximos mandatos não irão receber o benefício.

Agora, por lei, os nove ex-governadores e as quatro viuvas deveriam ter seus subsídios mensais, no valor de R$ 32 mil, interrompidos. No entando, apesar da sanção, há dúvidas jurídicas sobre o tema, em função dos supostos direitos adquiridos.

Inflação mais alta reduzirá em 8 bilhões de reais a folga no teto federal de gastos para o próximo ano

A alta recente da inflação poderá reduzir em pelo menos R$ 8 bilhões a folga no teto federal de gastos em 2022, disse nesta sexta-feira (13) o secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal. Isso ocorrerá porque diversos gastos, como aposentadorias, seguro-desemprego e abono salarial, são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O secretário detalhou o impacto da inflação sobre o teto de gastos em videoconferência com investidores. Segundo Funchal, o INPC deverá fechar o ano em 7,2%, 1 ponto percentual acima da projeção oficial mais recente, apresentada em julho, que apontava alta de 6,2%.

Senado ensaia movimento para barrar volta das coligações

O Senado ensaia um movimento para enterrar a volta das coligações partidárias nas eleições, proposta aprovada pela Câmara durante a semana. O assunto pautou uma reunião de líderes nesta sexta-feira, e há forte resistência à medida chancelada pelos deputados. Recentemente, o Senado aprovou um pacote de projetos da reforma eleitoral que vai na contramão do conteúdo votado pela Câmara. Uma das propostas acaba com a possibilidade de partidos pequenos ficarem com a “sobra” da distribuição de vagas nos Legislativos, o que, na prática, reduz o número de legendas com representação.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já manifestou posição contrária à volta das coligações, justamente para dar suporte à reforma apresentada pelos senadores.

CBF divulga protocolo para retorno de torcidas aos estádios de futebol

A CBF divulgou nesta sexta-feira (13) um protocolo com recomendações para a volta dos torcedores aos estádios. O documento estabelece regras a serem aplicadas a partir das quartas de final da Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro nas Séries A, B e C. Contudo, o retorno do público depende de aprovação das autoridades sanitárias de cada estado.

Pelo regulamento, o torcedor que já tiver recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19 (ou ter tomado a dose única, no caso da Janssen) estará liberado para entrar nos estádios mediante apresentação da carteira de vacinação.

Para quem ainda tomou apenas a primeira dose ou não foi vacinado, a alternativa é apresentar um teste RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19. O teste tem que ser feito até três dias antes do jogo.

Agência dos EUA aponta julho como o mês mais quente já registrado no planeta

Julho se tornou o mês mais quente já registrado a nível mundial, informou a agência de gestão oceânica e atmosférica dos Estados Unidos, nesta sexta-feira. Os últimos dados do órgão atestaram a crise climática.

A agência disse que a temperatura combinada do oceano e da superfície terrestre ficou 1,67 grau Fahrenheit acima da média do século 20 de 60,4, tornando o mês de julho o mais quente desde o início dos registros, há 142 anos.

Já de acordo com dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, o mês passado ficou em terceiro, entre os períodos de julho mais quentes. É comum que as agências tenham pequenas diferenças nas apurações.

Na semana passada, um relatório climático da ONU causou impacto ao afirmar que o mundo caminha para um aumento de temperatura de 1,5° C por volta de 2030.

Inflação de julho aumenta para todas as faixas de renda, diz Ipea

Pelo quarto mês consecutivo, a inflação das famílias de renda muito baixa ficou acima da inflação dos mais ricos. De acordo com o Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), houve aumento da inflação na margem de junho para julho para todas as faixas de renda, só que esse incremento foi maior para as famílias de renda muito baixa (1,12%), contra 0,88% das famílias de renda alta.

Acompanhe
nossas
redes sociais