Como de costume, todos os anos faço uma prévia do que pode se esperar da Divisão de Acesso e quais são os meus palpites na primeira fase. O grupo onde se encontra o Lajeadense é o mais equilibrado. Equipes como Inter-SM e Avenida fizeram altos investimentos e surgem como os favoritos. Motivado pelo acesso com o Santa Cruz, o Guarani apostou em William Campos e deve ficar com uma das quatro vagas. Acredito que pelo entrosamento dos atletas e pela conhecimento que Gelson Conte tem da competição, o Lajeadense também deve se classificar. A dupla de Bagé – Guarany e Bagé contrataram bons atletas e podem surpreender. Acredito que São Gabriel e São Paulo brigam para não cair.
No outro grupo, o Passo Fundo surge com o maior investimento. Junto com ele, Glória, Veranópolis e União Frederiquense são os outros cotados a passar de fase. O Cruzeiro é sempre uma incógnita. Quando menos se espera, faz excelente campanha. Quando é favorito, decepciona. O Tupi acredito que seja o favorito ao rebaixamento.
Polêmica
Há uma discussão muito grande no Brasil sobre a volta ou não do público nos ginásios e estádios. Temos dois exemplos positivos que devem ser seguidos pelas entidades. Primeiro é o da Conmebol que liberou um percentual de vacinados ou que apresentem o teste antes das partidas da Libertadores e Sul-Americana. Outro é no Brasileirão, onde há um acordo entre as equipes para que os torcedores retornem aos estádios somente quando todos municípios liberarem. Aí olhamos para o Rio Grande do Sul e para o Gauchão de Futsal, onde a bagunça está instalada. Algumas equipes como a Assoeva, de Venâncio Aires, podem receber torcedores em seus ginásios. Outras, como a Alaf, de Lajeado, não. A culpa é de quem? Do poder público que não libera? Acredito que não. Os culpados são os clubes, que pensam apenas em si, e a organização do torneio, que permite tal disparidade.
Curtinhas
- Travesseiro retomará o campeonato municipal de campo em 5 de setembro.
- Lajeado virou a capital do padel nesta semana. Até domingo cerca de 200 atletas de todo RS disputarão o título da Copa Sete de Padel.
- O Santiago Running prepara mais uma 24h Santiago. Inscrições estão abertas.
- O Parque de Eventos de Lajeado recebe a segunda etapa do Campeonato de Veloterra.
- O Centauros Rugby promove mais uma edição da feijoada beneficente. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do clube.