A água é um recurso natural indispensável para o ser humano. Trata-se de um precioso bem, responsável pelo equilíbrio dos ecossistemas, e que nem sempre é utilizado de forma adequada. Nos últimos anos, ações de conscientização em diversas frentes buscam evitar o desperdício nas comunidades.
Uma iniciativa do Grupo A Hora, com patrocínio da Corsan e governo do estado, discutirá a importância da água para o consumo das comunidades na próxima quarta-feira, 18. Será o primeiro de três debates voltados ao saneamento básico. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio A Hora 102,9 e também em live pelo Facebook, das 15h às 17h.
Três especialistas foram convidados para abordar o tema: o engenheiro ambiental e professor da Univates, Marcelo Kronbauer, o gerente da unidade local da Corsan, Alexsander Cerentini Pacico, e a química industrial da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado, Gabriela Roehrs. Eles falarão sobre o consumo, abastecimento e qualidade da água nas comunidades de Lajeado.
“Sociedade precisa se apropriar”
Para o diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora, Fernando Weiss, o debate é importante num momento onde a questão do tratamento de água e esgoto está em evidência. No ano passado, o marco regulatório foi sancionado e, neste ano, o Estado projeta a venda da Corsan e regionalização do saneamento, com a criação de diferentes unidades.
“É uma daquelas ações da qual a sociedade precisa se apropriar. São necessários debates e reflexões sobre o tema. Nós, enquanto veículo de comunicação comprometido com o desenvolvimento ordenado da região, assumimos esse protagonismo”, destaca.
Weiss afirma que a iniciativa dá luz a um tema onde é preciso um amadurecimento da população. “Ele impacta na vida das pessoas por muitas razões. E o marco regulatório nos coloca numa encruzilhada. Precisamos de algo que seja duradouro e faremos estes debates até que se perceba uma evolução”, frisa.
Série de debates
Ao todo, a Rádio A Hora promoverá três debates relacionados à temática da água ainda este ano. O segundo evento ocorrerá no dia 6 de outubro e discutirá os investimentos em esgotamento sanitário na região.
Já o terceiro debate está previsto para 1º de dezembro e terá como ponto principal a preservação do manancial hídrico. A mediação ficará a cargo de dois profissionais do Grupo A Hora.