As estratégias de segurança pública foram tema de reunião entre o prefeito de Teutônia, Celso Forneck, com representantes da Secretaria de Segurança de Lajeado, nessa quarta-feira. O município sinalizou com a intenção de espelhar as imagens do videomonitoramento local no Centro Integrado de Comando e Controle Regional.
Para a comitiva de Teutônia, o encontro teve como objetivo conhecer a ferramenta utilizada em Lajeado e aproximar as equipes de tecnologia de informação das duas cidades. Na avaliação da administração teutoniense, o serviço de monitoramento possui algumas deficiências, principalmente com relação à tecnologia contratada.
Forneck afirma que a maior necessidade é em relação ao alcance e amplitude das câmeras, principalmente quanto à aproximação, para que se possa ter mais foco, nitidez e segurança na análise das imagens. “A capacidade de captação também é deficitária com o sistema que temos hoje, e isso precisa ser resolvido”.
O secretário de Segurança de Lajeado, Paulo Locatelli, indica que não só Teutônia, como todos os municípios interessados em fazer parte do Centro Integrado, devem propiciar a sincronização das imagens. “Eles precisam ter software igual ao Centro, ou ser adaptável para permitir o espelhamento”.
Projeto eletrônico em elaboração
Locatelli destaca as estatísticas positivas no combate ao crime no município, com a ressalva que outros locais podem se tornar alvo. “Queremos utilizar a tecnologia a favor de toda a região, não apenas de Lajeado. Os números aqui são bons, mas o crime anda sobre rodas”.
Lajeado está na fase de elaboração do projeto eletrônico, para licitar a estrutura elétrica e de informática, além da aquisição dos paineis. A parte estrutural do prédio foi finalizada em junho, após mais de dois anos de obra.
Até agora, Encantado, Santa Clara do Sul e Arroio do Meio tem acertos para enviar suas imagens de monitoramento para o Centro Integrado. Outros 11 municípios se interessam em fazer o espelhamento, assim que a estrutura começar a funcionar.
Telas perdidas em incêndio na capital
A previsão de inauguração do Centro Integrado está programada para o final do ano. No entanto, o incêndio na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em 14 de julho pode atrasar o cronograma. Lajeado ganharia 16 paineis para o monitoramento e estes estavam alocados no prédio da SSP.