A forma como a inovação e a tecnologia são levadas aos jovens dos bairros de Lajeado foi pauta de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 12. Na oportunidade, a coordenadora do departamento de Inovação e Tecnologia da Prefeitura, Mariela Portz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, falaram do assunto.
Todas as ações desenvolvidas no município ocorrem devido ao Pro_Move, programa que pensa a inovação para a cidade e que une representantes de várias hélices. “Inovação é sobre novos modos de fazer as coisas, inovação é melhorar a vida das pessoas”, comenta Mariela.
O principal objetivo, por meio dos projetos, é melhorar a vida das pessoas através dos processos, tecnologias e ideias. “Nós, enquanto Prefeitura, somos responsáveis por boa parte da educação da população por isso devemos ser eficientes”, complementa a coordenadora.
O Trilhas da Inovação, viabilizado em parceria com o Senai, permite que jovens tenham conhecimento do mercado de trabalho na prática. Bücker diz que alguns destes participantes já estão sendo procurados para o ingresso no programa Jovem Aprendiz no próximo ano, justamente pela falta de mão de obra qualificada no mercado.
Ainda na quarta-feira, 11, o município recebeu aval para a criação do Espaço 4.0. No espaço, a ideia é oferecer cursos para o público de 15 a 29 anos. “A base é mostrar para eles que é preciso ter persistência, profundidade e argumentação para olhar a situação e se inserir nela.”
Ouça a entrevista na íntegra: