50 anos de dedicação à escola

Clube de mães

50 anos de dedicação à escola

Grupo do Castelinho foi fundado em 11 de agosto de 1971. Para marcar o aniversário do grupo, as associadas se reuniram na quarta-feira na escola para relembrar as atividades e embalaram a tarde com música e alegria

50 anos de dedicação à escola
Tarde de quarta-feira marcou o aniversário do grupo com a presença de mais de 20 associadas e convidados (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

Reencontro e amizade. Assim foram comemorados os 50 anos do Clube de Mães do Castelinho, na tarde de ontem. Com a presença de mais de 20 associadas e convidados, o momento foi para relembrar o início do grupo e as ações feitas ao longo dos anos.

Entre elas, a atual presidente, Gicelda T. Muller, destacou o artesanato e aprendizado do tricô e do crochê que complementava a renda familiar, ajudava a escola e entidades como o Hospital Bruno Born (HBB). Viagens para diferentes cidades do estado como Gramado, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre também fizeram parte das atividades.

Na programação de aniversário, foi lida a primeira ata do clube. Nela, constam os nomes de três mulheres fundadoras que ainda fazem parte do grupo, Lucila Lampert Zart, 88, Elsa Ferrari Cenci, 84, e Sonia Rotta Azambuja, 85. Entre os motivos que elas encontram para permanecer no clube por 50 anos está a amizade e o companheirismo entre as associadas.

Uma segunda casa

O clube foi fundado no dia 11 de agosto de 1971, no Colégio Estadual Castelo Branco, que era dirigido pelo então diretor, Ney Santos Arruda. Naquela época o colégio era referência na região, com mais de 2 mil alunos.

A sugestão foi da própria diretoria da escola, que convocou mães e professoras para também acompanhar os filhos mais de perto.
“Todos os diretores e professores nos acolhiam sempre com muito carinho. O clube tem uma sala especial e nestes 50 anos as sócias se sentem como se fosse sua segunda casa”, conta Gicelda.

Elsa Ferrari Cenci, 84, Lucila Lampert Zart, 88, e Sonia Rotta Azambuja, 85, ajudaram a fundar o clube em 1971 (Foto: Bibiana Faleiro)

Muitas campanhas foram feitas pelo clube ao longo dos 50 anos. A atividade mais recente foi o plantio de uma árvore símbolo de Lajeado, o ipê amarelo no pátio do Colégio. Hoje, o clube conta com 10 professoras aposentadas da escola e 15 mães de alunos.
O diretor Marcos Dal Cin acompanha o trabalho e também esteve presente na comemoração dos 50 anos do grupo. “Cada um de nós soma um tijolinho na história do colégio, e isso dá sentido ao nosso trabalho. Nós somos passageiros, mas a história fica”, destaca o diretor.

Na data, também foi apresentada uma colcha tricotada pelas associadas em conjunto, e a comemoração foi encerrada com música, embalada pela professora Rosana Volcato. A vice-diretora da escola Beatriz Reckziegel, e a presidente da União Lajeadense de Clube de Mães, Marlise Bauer também participaram do evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais