A Casa de Acolhida da Fundef é o espaço usado por famílias de pacientes do serviço que vêm de outras cidades ou regiões e não têm onde ficar.
Para auxiliar na manutenção e custeio da casa, a Associação de Pais e Amigos da Fundef (APAF) promove na tarde de hoje um bazar solidário. Peças de roupas, recebidas pela entidade por meio de doações, serão vendidas a um preço simbólico.
“O foco é que a comunidade conheça a nossa Associação. Queremos divulgar o nosso trabalho”, diz Gisele da Costa Porto, presidente da APAF.
Além do bazar, produtos personalizados da Associação também estarão disponíveis para a venda.
Estrutura da Casa de Acolhida
Com espaço para receber cerca de 20 pessoas simultaneamente, a casa tem cozinha, banheiros e quartos com beliches, onde os hóspedes recebem todos os materiais necessários para dormir, como roupa de cama e cobertores. A casa recebe pacientes de cidades de todo o Estado.
“É um suporte muito importante para quem chega em Lajeado a qualquer horário ou vai ter um longo tempo de espera em função de consultas e cirurgias”, diz Dorli Maria Diehl, gerente administrativa da Fundef.
Quem trabalha e organiza o local são pessoas voluntárias da comunidade. A Fundef destina uma funcionária para a limpeza e recebimento de doações.
Aqueles pacientes e familiares que precisam usar a casa, precisam reservar o período. Com o agendamento, podem utilizar toda a estrutura que é oferecida.
Apoio que vem de doações
Além do bazar, outras ações e projetos destinam produtos para a Associação. Entre eles estão o Programa de Aquisição de Alimentos e o Mesa Brasil. Eles repassam mantimentos que são usados pelas pessoas que frequentam a casa.
Outras doações vindas da comunidade também possibilitam a organização de kits com alimentos, produtos de higiene e limpeza para os pacientes e suas famílias levarem para casa.
Bazar da APAF
Data: quarta-feira, 11/08
Horário: das 13h às 17h
Local: na Avenida Benjamin Constant, em frente a Unimed e ao lado do Grupo A Hora