Região pede reabertura de laboratório regional

Saúde

Região pede reabertura de laboratório regional

Arita Bergmann esteve em Lajeado na manhã desta terça-feira, 10, para visitar o novo espaço da 16ª CRS. Secretária demonstra apoio para a reivindicação

Região pede reabertura de laboratório regional
Secretária Arita Bergmann recebeu pedido de servidoras durante visita à nova sede da 16ª CRS (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Um pedido para a reabertura de um laboratório regional assinado pelos servidores da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde foi entregue para a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann. Ela esteve na manhã de terça-feira, 10, visitando a nova sede da CRS.

O laboratório da 16ª CRS está fechado desde 2017. A pessoa que era responsável técnica do espaço se aposentou e o cargo não foi reposto desde então, sendo preciso encerrar as atividades do local. Hoje, os exames feitos na região são encaminhados para os laboratórios em Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

“Agora com nossa sede definida, temos espaço físico para reabrir o laboratório. Vai facilitar e agilizar o trabalho para a nossa região”, diz Ângela Maria da Rosa, técnica em enfermagem da coordenadoria.

Ao receber o documento das mãos de duas servidoras, Arita demonstrou apoio e indicou que vai solicitar a visita de uma equipe técnica para verificar a estrutura do local. Também irá analisar se está prevista a contratação de profissionais para esta área em concurso público que deve ser lançado pelo Estado até final do ano com a oferta de 780 vagas.

Vacinação em diferentes faixas etárias

Os municípios da região estão em diferentes fases na campanha de vacinação. Enquanto alguns avançam agora para 28 anos, outros já estão nos 18 anos. Para Arita esta diferença pode ser explicada por dois fatores. Um deles é a defasagem na estimativa populacional dos municípios. Este número foi primeiro calculado usando como base os grupos prioritários e depois por faixa etária.

Já o outro fator é o fato de algumas pessoas morarem em um município, mas trabalharem e se vacinarem em outro. “Isso nos gerou uma necessidade de ajustes”, diz a secretária.

O Estado ainda avalia os atuais índices de vacinação para verificar a estratégia de distribuição dos próximos lotes. Para isto, é importante que as prefeituras mantenham atualizados os registros de doses aplicadas junto ao sistema do estado.

“Tenho certeza de uma coisa: os municípios só vão empatar no percentual de vacinados e faixa etária no final do mês. Se o Ministério da Saúde continuar encaminhando as doses conforme a programação, vamos ter vacinas o suficiente para cumprirmos o calendário de aplicação da primeira dose em toda população gaúcha de até 18 anos”, diz Arita.

Sede mais ampla

A nova sede da 16ª CRS fica localizada no Bairro Florestal, em Lajeado. As novas instalações ocupam 800 metros quadrados e contam com mais acessibilidade e espaço para cargas e descargas de insumos, como vacinas e medicamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais