Na trilha do desenvolvimento

Editorial

Na trilha do desenvolvimento

Na trilha do desenvolvimento
Vale do Taquari

Encantado inicia uma movimentação promissora com vistas ao desenvolvimento sustentável, à inovação e à qualidade de vida. A partir de um estudo de diagnóstico sobre vocações e fragilidades, líderes empresariais e políticos unem esforços para que o município da região alta do Vale alcance um novo patamar de protagonismo.

Inspirado em outras iniciativas, como o Pro_Move Lajeado, o Programa de Desenvolvimento Local (Prodel) de Encantado se propõe a articular os setores em torno de uma de estratégia integrada, capaz de explorar o que a cidade tem de melhor e solucionar velhos obstáculos que travam o seu crescimento.

O fato é que, nas últimas duas décadas, Encantado deixou para trás o perfil de cidade rural para se tornar centro de serviços, comércio e indústria. Para o futuro, desafios vão desde melhorias na infraestrutura, passando pela formação educacional até programas voltados à inovação e tecnologia.

Mais recentemente, o município ganhou projeção internacional com a obra do Cristo Protetor e se organiza para receber uma demanda crescente de visitantes. Qualificar o turismo, capacitar empreendedores e preparar a infraestrutura para este movimento intenso consiste em uma tarefa urgente.

Mais do que isso, a cidade precisa – e já o faz – planejar a exploração turística de forma ordenada, para preservar o entorno da estátua, tanto nos aspectos ambientais, como sociais e históricos.

Um município caracterizado pela força de segmentos tradicionais, como a suinocultura, já reconhecido como polo estadual dos cosméticos, também começa a se abrir para a inovação e a tecnologia, setores que assumem cada vez mais importância na economia da contemporânea.

O desafio principal consiste em transformar uma cidade histórica, com raízes culturais tão consolidadas, em um polo de desenvolvimento conectado com as novas tendências econômicas globais. O caminho não é simples, mas os líderes locais estão atentos a esta necessidade e já começam a preparar o terreno para este movimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais