A Universidade do Vale do Taquari (Univates) realiza nesta quinta-feira, 12, das 10h às 16h, uma ação em dois pontos da Avenida Benjamin Constant, no Centro, que busca dialogar com a comunidade sobre o conceito de “Ruas Completas”, que será discutido durante o evento Crie Smart Cities da Univates. O resultado da pesquisa popular, bem como o resultado da Oficina realizada durante o evento, serão compartilhados com a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), que também participará do evento.
Por meio de painéis interativos, o projeto tem como propósito divulgar e indagar as pessoas que circularem no local sobre diferentes conceitos relacionados ao tema de cidades inteligentes. É o que explica o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Marcelo Arioli Heck, um dos organizadores do evento.
“A ideia é criar um espaço de diálogo com a comunidade. Vamos disponibilizar painéis integrativos para as pessoas sentarem e sentirem o ambiente, além de explicar a elas o que são esses conceitos e ouvir o que elas pensam a respeito. Entre algumas perguntas que serão feitas serão “Você sabe o que é uma rua completa?”, “O que você gostaria que tivesse nessa rua?” e “Você sabe o que é uma cidade inteligente?”, entre outras, explicou Marcelo.
Os pontos onde serão realizadas as ações serão entre as ruas Pinheiro Machado e a Saldanha Marinho e entre as ruas Santos Filho e João Batista de Mello. Essa atividade também estará associada ao Concurso Um Parklet para Lajeado, também organizado por Univates e Prefeitura com o objetivo de incentivar a inovação e a sustentabilidade no aproveitamento dos espaços urbanos a partir da nova legislação municipal que possibilita a instalação deste elementos. O concurso, voltado para estudantes, terá seu resultado divulgado no final do CRIE Smart Cities e as propostas também serão apresentadas para o município, como forma de fomentar a instalação de Parklets na cidade.
“A Prefeitura está junto neste movimento objetivando coletar informações da comunidade sobre as melhores ações a serem tomadas. Com os resultados da pesquisa, poderemos avaliar aquelas necessidades que se destacarem e buscar alternativas para que sejam viabilizadas”, disse o titular da Seplan, Giancarlo Bervian.
A discussão acerca de Ruas Completas continuará durante o evento Crie Smart Cities por meio de uma oficina que criará propostas para melhorar as condições da Avenida Benjamin Constant, que contará com a participação da WRI Brasil, entidade sem fins lucrativos que difunde o conceito em diversas cidades do Brasil.