Ação do CRIE Smart Cities ajuda Prefeitura no planejamento das ruas de Lajeado

RUAS COMPLETAS

Ação do CRIE Smart Cities ajuda Prefeitura no planejamento das ruas de Lajeado

Por meio de painéis interativos, o projeto tem como propósito divulgar e indagar as pessoas que circularem no local sobre diferentes conceitos relacionados ao tema de cidades inteligentes

Ação do CRIE Smart Cities ajuda Prefeitura no planejamento das ruas de Lajeado
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado
A Universidade do Vale do Taquari (Univates) realiza nesta quinta-feira, 12, das 10h às 16h, uma ação em dois pontos da Avenida Benjamin Constant, no Centro, que busca dialogar com a comunidade sobre o conceito de “Ruas Completas”, que será discutido durante o evento Crie Smart Cities da Univates. O resultado da pesquisa popular, bem como o resultado da Oficina realizada durante o evento, serão compartilhados com a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), que também participará do evento.
Por meio de painéis interativos, o projeto tem como propósito divulgar e indagar as pessoas que circularem no local sobre diferentes conceitos relacionados ao tema de cidades inteligentes. É o que explica o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Marcelo Arioli Heck, um dos organizadores do evento.
“A ideia é criar um espaço de diálogo com a comunidade. Vamos disponibilizar painéis integrativos para as pessoas sentarem e sentirem o ambiente, além de explicar a elas o que são esses conceitos e ouvir o que elas pensam a respeito. Entre algumas perguntas que serão feitas serão “Você sabe o que é uma rua completa?”, “O que você gostaria que tivesse nessa rua?” e “Você sabe o que é uma cidade inteligente?”, entre outras, explicou Marcelo.
Os pontos onde serão realizadas as ações serão entre as ruas Pinheiro Machado e a Saldanha Marinho e entre as ruas Santos Filho e João Batista de Mello. Essa atividade também estará associada ao Concurso Um Parklet para Lajeado, também organizado por Univates e Prefeitura com o objetivo de incentivar a inovação e a sustentabilidade no aproveitamento dos espaços urbanos a partir da nova legislação municipal que possibilita a instalação deste elementos. O concurso, voltado para estudantes, terá seu resultado divulgado no final do CRIE Smart Cities e as propostas também serão apresentadas para o município, como forma de fomentar a instalação de Parklets na cidade.
“A Prefeitura está junto neste movimento objetivando coletar informações da comunidade sobre as melhores ações a serem tomadas. Com os resultados da pesquisa, poderemos avaliar aquelas necessidades que se destacarem e buscar alternativas para que sejam viabilizadas”, disse o titular da Seplan, Giancarlo Bervian.
A discussão acerca de Ruas Completas continuará durante o evento Crie Smart Cities por meio de uma oficina que criará propostas para melhorar as condições da Avenida Benjamin Constant,  que contará com a participação da WRI Brasil, entidade sem fins lucrativos que difunde o conceito em diversas cidades do Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais