Maior legado do movimento Pro_Move, instituído há dois anos, a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil) está oficializada. A cerimônia de fundação, ocorrida na noite de segunda-feira, no Teatro Univates, representa um marco na consolidação de Lajeado como um polo do inovação no Estado.
A criação da Agil estava prevista desde que surgiu o Pro_Move e foi um dos principais desafios da chamada quadrupla hélice no aprimoramento do ecossistema de inovação de Lajeado. Depois de três meses de preparativos, com a contratação do diretor executivo e elaboração do estatuto da agência.
A parte burocrática da Agil foi superada. Agora, segundo o diretor Cristiano Zanin, será momento de organizar projetos que sejam de interesse dos diferentes setores da quadrupla hélice. “Tornamos ela de fato uma associação, uma pessoa jurídica, e fortalecemos as articulações que já haviam sido feitas em seu entorno”, destaca.
Também foi encaminhada a criação do Conselho de Administração da entidade. O governo municipal indicou três pessoas, enquanto Univates, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Hospital Bruno Born (HBB) indicaram uma, cada um. Os outros integrantes serão eletos em assembleia ou indicados perlo próprio conselho.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/08/IMG_1544-scaled-e1628590208902-600x195.jpg)
Líderes empresariais, acadêmicos e políticos participaram de ato de instalação ontem à noite (Foto: Mateus Souza)
Atuação junto às entidades
Num primeiro momento, a Agil foi gestada dentro do Tecnovates, onde ocorreu a assinatura do contrato. Com o tempo, ela será direcionada ao Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município (LabiLá), quando este de mudar para as imediações da Praça do Chafariz, no Centro.
Para Zanin, é fundamental a associação estar em local de fácil acesso à comunidade. “Estar junto ao LabiLá, que é um espaço pensado para a inovação social, ajuda nisso. Mas também é importante trabalhar em conjunto com os diferentes atores”, ressalta.
União de iniciativas
Na cerimônia de criação, representantes das quatro hélices discursaram. Entre as falas, foram relembrados momentos que levaram à fundação da Agil, sobretudo com o surgimento do Pro_Move.
“O grande objetivo do Pro_Move é transformar Lajeado uma cidade inovadora”, destacou Ney Lazzari, presidente da Fuvates.
Já o prefeito Marcelo Caumo conectou o Pro_Move a outro programa lançado nos últimos anos. “O Pacto pela Paz teve efetivamente seu início agora nas escolas. E estas iniciativas se juntam, no programa Seja. Lajeado depende da união dos esforços, da criatividade e da junção de diferentes atores”, explica.
Novo eixo estratégico
Durante a cerimônia de fundação da Agil, o consultor empresarial Albano Mayer confirmou um novo eixo estratégico do Pro_Move: o do varejo. “Lajeado respira varejo, então nada mais justo que essa área também seja priorizada”, comenta.
As áreas anteriores que foram priorizadas dentro do Pro_Move são alimentos, saúde e Tic/Tac (tecnologias da informação e comunicação e de automação).
Agência de Inovação
- A Agil tem o objetivo da concepção, estruturação e gestão sustentável de um ecossistema de inovação capaz de criar e consolidar empreendimentos, através da interação e coopera ção entre universidades, empresas, organizações não governamentais e governamentais;
- A agência terá uma atuação voltada à captação de recursos para o desenvolvimento de projetos da cidade sobretudo à longo prazo;
- Um dos papéis da Agil será o de articular as ações, além de realizar agendas e implantar atividades operacionais. Ainda, fará a gestão do Pro_Move Lajeado.
Componentes da Agil
Diretor executivo: Cristiano Zanin
Conselho de Administração: Marcelo Caumo, André Bücker e Guilherme Cé (governo de Lajeado); Douglas Scheibler (Acil), Simone Stülp (Univates), Marcos Frank (Hospital Bruno Born) e Carlos Haas (CDL)