A proposta do governo estadual para a concessão das rodovias foi abordada em entrevista com o deputado Faisal Karam. Ele participou do programa A Hora Bom Dia da Rádio A Hora 102.9 na manhã desta sexta-feira, 06.
Em reunião na Casa Civil, na tarde de ontem, 05, líderes da região do Vale do Taquari reforçaram críticas com a continuidade da outorga.
Em outras regiões, como RS-239, em Campo Bom, no Vale dos Sinos, o deputado conta que também ocorrem discussões sobre o tema. Porém lá, os questionamentos não são sobre os valores das tarifas ou a localização dos pedágios. “Eles discutem a definição de quais as obras que devem ser executadas e a ordem de prioridade”, diz.
Exemplo citado é que o governo planejou fazer uma terceira pista nesta rodovia. Porém, o fluxo de veículos no local não exige isso. Por outro lado, um problema que não foi abordado são os acessos, onde já aconteceram muitos acidentes com vítimas fatais.
“O que temos hoje é o embate entre o que custa uma tarifa e os investimentos possíveis de serem feitos nas estradas”
Na opinião do deputado, é preciso levar em consideração a opinião de quem mora nas regiões afetadas pela concessão e pelos pedágios. O deputado explica que a modelagem proposta para a concessão veio em um pacote pré-determinado. Depois, foi aberta a discussão com a comunidade. Neste momento se deu a identificação dos problemas.
“São os moradores que conhecem a realidade de cada município”
A situação econômica do Estado também foi abordada na entrevista.
Confira a entrevista na íntegra: