As obras da estátua do Cristo Protetor, no alto do Morro das Antenas, em Encantado, já se consolidam como um dos principais pontos turísticos do Estado, e quiçá do Brasil. Desde o primeiro final de semana de passeios guiados, nos dias oito e nove de maio, até o fim de semana dos dias 24 e 25 de julho, mais de nove mil pessoas haviam participado da iniciativa. E os organizadores já estimam um número superior a 10 mil pessoas com os eventos da semana passada.
São visitantes de 329 municípios de diversas regiões do país, que fizeram o deslocamento para contemplar o Cristo Protetor. Desses, 255 são do Rio Grande do Sul, 31 de Santa Catarina, 11 do Paraná, seis de São Paulo, além dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará e Distrito Federal. E ainda há visitantes de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, México, África do Sul e Itália.
1.446 em três semanas?
A informação é do Governo do Estado. O período de consulta pública para a concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada encerrou no dia 31 de julho com 1.446 contribuições por parte da população. Foram 878 encaminhadas via site da consulta ou audiências públicas, 494 solicitações de prefeituras e 74 por meio de ofícios e manifestações. E tudo isso será analisado até o fim do mês, quando estão previstas as devolutivas?
7ª Multifeira quase definida
A realização da 7ª Multifeira está confirmada em Estrela. E os números empolgam. Entre os 158 espaços/estandes disponíveis, 110 já estão locados. São 57 espaços já comercializados na Feira Comercial (42 para empresas estrelenses), 38 no Setor do Agro (16 para empresas estrelenses), e 15 pontos na Praça de Alimentação. O evento ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro. Além do retorno da Conferência Estadual de Turismo no evento, o prefeito Elmar Schneider (PTB) espera a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB). Ontem, ele entregou convite pessoalmente ao chefe do legislativo estadual e colegas.
Exagero
A presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Andresa Cristina de Souza (MDB), conhecida como “Yê”, trancou toda a pauta de projetos do Executivo em nome da causa animal. Ela afirma que só vai colocar em votação as propostas do governo municipal após o prefeito atender demandas referentes à Associação Encantadense de Defesa aos Animais (AEDA). A vereadora, que já é conhecida pela defesa da causa animal, passou do ponto. E passou longe. Ora, colocar a própria bandeira acima de outros interesses coletivos da população é, no mínimo, insensato.
Maria da Penha
Em Lajeado, o suplente de vereador Oilquer Soares (PSDB), o popular “Neco”, protocolou projeto de lei para criar a Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha.
Entrincheirados
A cena é chocante. As fotos das máquinas da prefeitura abrindo trincheiras para impedir o acesso das famílias às casas construídas em áreas invadidas são inéditas na principal cidade do Vale do Taquari. E são tristes. É um desolador cenário de uma problemática difícil de resolver. O problema dos terrenos invadidos em bairros mais distantes do centro da cidade, em especial o Santo Antônio, perdura faz anos. Em muitos casos, a possibilidade de resolver o impasse se tornou inviável. E em todos os casos é preciso, sempre, uma dose extra de sensibilidade.
Lelo prestigiado
Uma pesquisa interna realizada pelo governo de Estrela mostrou que o Secretário da Saúde, Celso Kaplan, o popular “Lelo”, desponta entre os secretários. A questão era: nomes dos secretários escolhidos que mais agradaram. Lelo apareceu com 29,4% e, entre líderes estrelenses, já é cotado para concorrer à Assembleia. A pesquisa também apontou que 88,3% da população estrelense considera “Positiva” a redução de 11 para 8 secretarias, aplicada pelo atual governo, e 53,1% dos entrevistados considera “Boa” as ações de vacinação contra a covid-19 na cidade.
Artistas locais
Vereador de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT) protocolou um projeto de lei para auxiliar os artistas e músicos lajeadenses. A proposta, que foi construída em conjunto com o suplente de vereador e assessor parlamentar de Kniphoff, Jones Fiegenbaum (PT), “torna obrigatória a contratação da programação (que compõe a grade artística) de shows, feiras, eventos e atividades culturais e artísticas, realizadas no município e que tenham a participação custeada direta pelo Poder Público Municipal, com no mínimo 50% de artistas locais”.