Numa vitória para a agenda de privatizações do governo e sob críticas da oposição, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 05, por 286 votos a 173, o projeto de lei que abre caminho para a venda dos Correios, relatado pelo deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA).
Com o aval do Congresso, o governo planeja fazer o leilão da estatal no primeiro semestre de 2022, e se desfazer de 100% da empresa. Para isso, a proposta ainda precisa ser votada pelo Senado.
Comissão especial da Câmara rejeita o voto impresso obrigatório
A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição que torna obrigatório o voto impresso, rejeitou nesta quinta-feira o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). Foram 23 contrários ao parecer contra 11 a favor.
Mais cedo, no entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a PEC do voto impresso pode ser avocada pelo Plenário, mesmo depois da derrota no colegiado.
Por indicação do presidente da comissão especial, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), o parecer vencedor vai ser elaborado pelo deputado Júnior Mano (PL-CE). O texto deve ser apreciado em nova reunião do colegiado, em data a ser definida.
Senado aprova texto-base do Refis; matéria segue para Câmara
O Senado aprovou na noite desta quinta-feira, 05, o projeto que altera o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) — conhecido popularmente como Refis –, que prevê novos prazos e condições para pagamento de débitos com a União. O texto ainda precisa passar pelo aval da Câmara dos Deputados.
O texto prevê o perdão de até 90% em multas e juros e de 100% nos encargos para dívidas contraídas até um mês antes da aprovação do programa para empresas e pessoas físicas. A adesão poderá ser feita até o dia 30 de setembro deste ano. Além disso, o saldo poderá ser parcelado em até 12 anos, com parcelas reduzidas nos três primeiros anos.
Relatora do projeto que prevê o “distritão” discute acordo por volta das coligações
Diante da falta de consenso sobre a votação da proposta que prevê a adoção do “distritão” nas eleições, a deputada federal Renata Abreu (Pode-SP), relatora do projeto, passou a discutir com integrantes da comissão especial da Câmara a possibilidade de retorno das coligações.
O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebida pelo candidato e pelo partido — ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo “distritão”, são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas.
As coligações foram extintas em 2017, e a regra passou a valer nas eleições de 2020. Especialistas criticam o modelo porque, ao votar em um partido de sua preferência, o eleitor pode ajudar a eleger um candidato de outra sigla.
Eduardo Leite busca apoio de tucanos em Brasília e diz que “futuro do Brasil está em jogo”
Em busca de votos para vencer as prévias de novembro do PSDB e se qualificar para disputar a Presidência da República, o governador Eduardo Leite se reuniu com integrantes da bancada tucana em Brasília (DF) para pedir apoio à sua candidatura. Num discurso para seus correligionários, afirmou que o momento exige que projetos e vaidades pessoais sejam colocados de lado em nome do futuro do Brasil, especialmente diante de um momento político tão difícil.
Mais cedo, Leite se reuniu até com líderes políticos de fora do PSDB, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com quem conversou acompanhado por deputados tucanos.
Leite disputa as prévias com o governador de São Paulo, João Doria, com o senador Tasso Jereissati (CE) e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
Proporção de famílias endividadas atinge recorde de 71,4% em julho, revela sondagem
A proporção de famílias com dívidas no País alcançou em julho 71,4% do total de entrevistados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A alta é alta de 1,7 ponto porcentual (p.p.) em relação a junho, renovando o recorde da série histórica. Em relação a julho de 2020, houve alta de 4,0 p.p., maior variação nessa base de comparação desde dezembro de 2019.
O crescimento do endividamento, em meio à inflação pressionada e ao mercado de trabalho fragilizado, preocupa a CNC, principalmente porque houve aumento da inadimplência em julho. O total de brasileiros com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo terceiro mês seguido, alcançando 25,6% das famílias.
A parcela dos consumidores que declararam não ter condições de pagar as contas ou dívidas em atraso, o que sinaliza para continuidade da inadimplência, passou de 10,8% em junho para 10,9% em julho.
Governo da Venezuela remove seis zeros da sua moeda e cria o bolívar digital
O Banco Central da Venezuela anunciou, nesta quinta-feira, 05, a terceira reconversão monetária em pouco mais de uma década. A partir de 1º de outubro, seis zeros da moeda nacional serão eliminados e passará a valer o bolívar digital.
Com a decisão, todos os valores monetários expressos em moeda nacional serão divididos por 1.000.000. Com a medida, haverá uma nova família de moedas e cédulas cujo valor máximo será de 100 bolívares.
O objetivo principal da mudança é promover a recuperação econômica do país, que sofre de hiperinflação há quatro anos e enfrenta uma recessão generalizada.