Estrela fecha primeiro semestre com saldo positivo de mais de 400 vagas

VAGAS DE EMPREGO

Estrela fecha primeiro semestre com saldo positivo de mais de 400 vagas

Os números e as perspectivas futuras na empregabilidade no município de Estrela foram tema de entrevista na manhã desta terça-feira, 03. A Multifeira e os projetos para o futuro do prédio da Polar também foram abordados

Estrela fecha primeiro semestre com saldo positivo de mais de 400 vagas
Estrela

No primeiro semestre de 2021, Estrela registrou saldo positivo de empregos. Foram 441 vagas nos primeiros seis meses deste ano. O número é comemorado, principalmente se comparado ao resultado do ano passado. Estrela fechou o ano de 2020 com um saldo negativo de 36 vagas.

Os números e as perspectivas futuras na empregabilidade no município foram tema de entrevista na manhã desta terça-feira, 03. Participaram do programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 o secretário do desenvolvimento de Estrela, Rodrigo Kich, e o diretor do trabalho no município, Guilherme Schneider.

Para Kich, esses números positivos são resultado da coragem da região em seguir investindo e criando projetos mesmo diante das incertezas da pandemia.

“Nossos empresários criaram oportunidades. A pandemia foi um ‘quebra-molas’ no meio do caminho do desenvolvimento. Mas tivemos coragem e força de vontade”, diz.

Incentivos

O saldo positivo, na visão de Kich e Schneider, é fruto também de ações promovidas pelo governo do município. Entre eles, o Balcão de Qualificação. Até o momento, o projeto teve 200 currículos cadastrados neste ano. Ele é elo entre instituições de ensino e trabalhadores, atuando na busca pela qualificação da mão de obra no município.

“Buscamos entender as demandas do mercado e o que os empresários precisam em relação ao capital humano, e buscamos instituições que possam nos auxiliar nisto”, explicam.

Segunda rodada da pesquisa

Em maio, o município divulgou resultados de uma pesquisa feita com empresários do município. Nela, foram identificadas as principais demandas do mercado. Entre elas, se destacaram questões de proatividade dos funcionários, falta de qualificação e conhecimento técnico.

Uma segunda rodada desta pesquisa está programada para ocorrer neste mês. Mais empreendimentos devem participar.

“Queremos nos aproximar, humanizar a pesquisa e entender o real contexto. Queremos estar mais próximos da realidade”.

Ocupação do prédio da Polar

O futuro do prédio da Polar também foi abordado na entrevista. Hoje, a secretaria de desenvolvimento atua no local, com 40 servidores. Ideia é melhorar a estrutura para dar segurança aos trabalhadores. Também se avalia levar para o local a secretaria da agricultura.

“É um prédio que ficou muito tempo parado, se deteriorou. E agora precisa de investimento estrutural. Estamos com um projeto para ocupar e dar uso a ele”.

Estrela Multifeira

Alguns setores da Estrela Multifeira, confirmada para os dias 29, 30 e 31 de outubro e 05, 06 e 07 de novembro, no Porto de Estrela, tem fila de espera para participação de expositores. Os preparativos para o evento são acompanhados e avaliados como promissores pelo município.

“A Multifeira vai ser uma super vitrine. Vamos ser uma das poucas feiras no Estado neste ano”, destacam.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais