A união de mulheres voluntárias fez surgir no bairro Santo Antônio, um projeto social. O MoveMães acolhe gestantes e mulheres com crianças de zero a 12 anos, com arrecadação e destinação de leite, alimentos, roupas e outras necessidades materno-infantis.
Este ano, ao lado do Debut Social e da Escolinha de Futebol Santo António, o projeto passou a integrar a Associação Marines no bairro.
Saúde e controle familiar
Nas últimas semanas, um novo movimento foi feito pelo projeto em parceria com o Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids (SAE).
Foram feitos testes rápidos em 40 mulheres e a colocação do implante anticoncepcional Implanon em 24 usuárias do serviço.
De acordo com a coordenadora do SAE, Waldirene Bedinoto, o método tem duração de três anos.
“Uma das vantagens é que as mulheres têm mais autonomia. Mas ele evita a gestação, não contração de doença. Conversamos muito sobre os cuidados a serem tomados”, explica a coordenadora. Entre eles está o uso de preservativos durante as relações sexuais.
De acordo com a coordenadora, o HIV pode ficar adormecido no corpo humano por 10 ou 12 anos, por isso é importante o teste rápido mesmo sem apresentar sintomas.

Waldirene Bedinoto, coordenadora do SAE / Crédito: Bibiana Faleiro