Quando a escolinha foi montada e o que te motivou a criar o projeto?
Foi escolinha foi formada em novembro de 2020. Queríamos interagir com as crianças do bairro, mostrar que nós temos jovens talentos e grandes promessas no esporte. Foi onde eu percebi a falta de escolinhas de futebol em Lajeado.
Como funciona o projeto? Quem são e de onde vêm as crianças atendidas?
O projeto é totalmente gratuito e atende crianças de 6 a 15 anos. Iniciamos atuando no bairro Santo Antônio, com ajuda do projeto MoveMães. Estamos com apenas 25 alunos, mas queremos abrir espaço para novas turmas e outras comunidades participarem.
Qual é o teu sentimento de poder ser voluntário nesta iniciativa?
Meu sentimento é de dever cumprido, porque eu posso ajudar a comunidade e essas crianças a terem um futuro melhor.
Como é a realidade das crianças e o que a escolinha traz de benefícios para elas? Como eles se sentem ao poder treinar?
Podemos dizer que a realidade não é das melhores, sabemos das dificuldades do nosso bairro. Queremos melhorar qualidade de vida desses jovens, proporcionar mais saúde e boa forma. Queremos mostrar às crianças que é possível uma vida longe crime, que o esporte pode salvá-las. A reação das crianças é de felicidade. E eu, ainda jovem, tenho o prazer de dar aula para elas e também me sinto feliz.
Onde vocês treinam hoje? E quais são os planos futuros para a escolinha?
Hoje nossos treinamentos ocorrem no ginásio da comunidade. Como iniciamos nossos treinamentos na pandemia, ainda não tivemos tempos de participar de uma competição. Para o futuro, queremos treinar uma equipe pra competir e mostra que nosso bairro é uma potência esportiva.