Um dos principais pontos turísticos de Estrela, a Cascata Santa Rita foi palco, neste sábado, 31, da primeira atividade após o fim da concessão à iniciativa privada. Centenas de pessoas participaram de um mutirão de limpeza no local. A atividade, organizada pelo governo municipal, teve como objetivo resgatar a beleza do espaço e promover a educação ambiental.
O mutirão contou com a participação de entidades e empresas estrelenses, que se engajaram na limpeza. Os participantes também aproveitaram para apreciar a beleza da cascata, que agora volta a pertencer ao município. Além das quedas, o local também possui mata nativa e campos.
Cerca de 420 quilos de lixo foram retirados da cascata e imediações. Após o mutirão, ocorreu uma trilha ecológica no local e a atividade foi encerrada com um piquenique. Órgãos como a Defesa Civil de Estrela e o Comando Ambiental da Brigada Militar acompanharam e orientaram os visitantes.
“Auxiliamos no sentido de permitir uma trilha segura para os participantes. Existem áreas de risco na cascata, onde o perigo é grande. Então fizemos essa orientação, indicando também onde era possível recolher entulhos. Tudo isso para que eles ocupem o espaço e explorem o local de forma segura”, explica o coordenador da Defesa Civil, Sandro Bremm.
Um dos grupos participantes era o de funcionários da Folhito. A coordenadora, Marciana Cechin, elogia a iniciativa e espera que a atividade traga frutos para o futuro. “É importante fazer essa recuperação da cascata, para que a comunidade retome os espaços. Aqui é um lugar muito bonito, de ótima estrutura, assim como outros que temos no interior de Estrela”, salienta.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/07/DSC_0254-600x399.jpg)
Equipe da Folhito ajudou no mutirão / Crédito: Mateus Souza
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/07/DSC_0242-600x399.jpg)
Cerca de 400 quilos foram recolhidos na ação / Crédito: Mateus Souza