O governo de Lajeado deu mais um passo para iniciar a obra no trevo da BRF, na ERS-130. A aprovação do projeto de lei da permuta entre o Executivo municipal e o Estado, durante sessão da câmara de vereadores da última terça-feira, possibilitará ao município amenizar um dos principais gargalos na mobilidade urbana da região.
Nos planos do município, estão a construção de vias marginais e também de uma passagem subterrânea no local. Segundo o prefeito Marcelo Caumo, as obras tem o objetivo de fazer com que o fluxo de veículos da cidade não conflite com o da ERS-130. Em horários de pico, a movimentação é intensa no trecho, e os transtornos são grandes para quem precisa ingressar na rodovia.
Na próxima segunda-feira, 2, Caumo terá reunião com o secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto. “Vamos adequar essa obra ao projeto desenhado pela concessão. Depois, buscamos o instrumento jurídico com o Estado para que se autorize o início do processo licitatório”, afirma o prefeito.
A intenção é publicar o edital para execução das obras já no próximo mês. “Isso dependerá do Estado, mas vamos concentrar esforços para publicá-lo ainda em agosto”, garante Caumo. Já a estimativa para a conclusão dos trabalhos é de um ano, a partir da finalização do processo licitatório.
Duplicação
A concessão da ERS-130 prevê obras de impacto na rodovia. Mas o município não quis esperar para que as vias marginais e o viaduto saiam do papel. “Buscamos uma convergência. Em cinco anos, teremos a duplicação da rodovia. Então, as vias laterais já devem ter espaços adequados de entradas e saídas para, quando esta obra ocorrer, tudo esteja alinhado”, explica Caumo.
O custo estimado da obra é de R$ 12 milhões. Esta foi uma das alternativas propostas ao Estado. O município estudou outro caminho para a construção do viaduto e das vias laterais. A proposta era de execução por parte da BRF, com utilização da substituição tributária do ICMS para crédito futuro. Entretanto, era considerada uma possibilidade mais demorada e burocrática.
Foco na rodovia
Em troca da execução das obras na ERS-130, o município irá incorporar a área do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), no Centro de Lajeado. O imóvel, avaliado em R$ 15,5 milhões, sedia a 11ª Superintendência Regional, que atende a 47 municípios e conta com pouco mais de 30 servidores.
Para Caumo, o governo deve se concentrar, primeiro, em resolver o gargalo da ERS-130. “O Daer é consequência. Nosso foco é fazer a obra no trevo da ERS-130”, sintetiza.
Uma emenda foi aprovada junto ao projeto, que impede a venda imediata do prédio. Para que isso ocorra, um novo projeto de lei deverá ser encaminhado ao legislativo. “Não vimos problema nas emendas. Elas não interferem”, comenta.
Negociação
Em nota, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) afirma estar disposto a dar uma nova destinação para a área onde está sediada a superintendência em Lajeado, o que vai de encontro à proposta apresentada pelo município.
“Assim que a autarquia receber a proposta, o Daer vai emitir uma posição e encaminhá-la a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e ao governo do Estado para dar andamento aos trâmites necessários”, diz a nota.
A intenção é que o município construa uma nova sede, em área pertencente à autarquia no bairro Campestre, às margens da ERS-130. O investimento máximo previsto para a obra é de R$ 1 milhão.