O contrato entre governo do Estado e Shopping Lajeado para a implantação do projeto Tudo Fácil no município foi assinado na tarde de terça-feira, no salão de eve ntos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Trata-se da quarta unidade a ser aberta no RS e primeira no interior do RS.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Planejamento, Gestão e Governança do RS, Cláudio Gastal, convidado da reunião-almoço da Acil na manhã de ontem. A tradicional atividade da entidade ocorreu de forma presencial pela segunda vez desde o começo da pandemia, ainda com limitação de público.
Antes da reunião-almoço, Gastal visitou o Shopping Lajeado para conhecer as futuras instalações da unidade, no primeiro andar do prédio. Ele esteve acompanhado de representantes da empresa que administra o centro comercial. A posição geográfica de Lajeado foi destacada na escolha por parte do governo gaúcho para implantação do Tudo Fácil, e deve absorver a população dos municípios e até de regiões vizinhas.
A tendência é de que as obras iniciem nos próximos dias e durem dois meses. “Em 60 dias, o Eduardo Leite estará aqui inaugurando a primeira unidade no interior”, destaca Gastal.
Já para Rubens Simonsen, diretor da Shopping Council, empresa responsável por administrar o Shopping Lajeado, considera a abertura do Tudo Fácil uma conquista regional. “Para nós, é motivo de orgulho.Temos o comércio, o lazer e agora serviços de todo o tipo. Para o futuro, talvez tenhamos mais serviços. Estamos batalhando para isso”, adianta.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/07/2021_07_28_Bianca-Mallmann_Visita-ao-shopping-600x400.jpg)
Comitiva da secretaria visitou área onde funcionará o Tudo Fácil, no Shopping (Foto: Bianca Mallmann)
Pensar a longo prazo
Durante a palestra na Acil, Gastal abordou iniciativas do Estado que visam desburocratizar, tornar a prestação de serviços mais ágil e aumentar a competitividade. Destacou as reformas, a concessão de rodovias estaduais e a privatização de estatais. “Com o marco regulatório, infelizmente a Corsan de hoje será a CEEE de ontem. Por isso é necessário”, defende.
Para o secretário, um dos grandes problemas do Estado nos últimos 30 anos diz respeito à governança. Critica a promoção de políticas públicas focadas no curto prazo. “O país perdeu a capacidade de pensar a longo prazo. Ainda se faz muita coisa no imediatismo. A maior dificuldade no setor público é ter uma governança adequada”, opina.
Gastal ainda falou da gestão de ativos. Lembrou que o Estado é um dos “maiores imobiliários do país”, citou o exemplo da área do Daer em Lajeado e acredita que há muitas áreas que podem ser monetizadas. “Com isso, pode se investir em melhorias. O patrimônio pode gerar riqueza”.
Obras em escolas
Um novo eixo do programa Avançar RS contemplará investimentos e reformas estruturais na área da educação. A informação foi anunciada por Gastal durante a reunião-almoço. Detalhes do projeto serão apresentados em até 15 dias pelo governo do Estado.
Conforme o secretário, trata-se de um conjunto de ações e iniciativas na área, que terão aporte de recursos do Estado. “É um projeto que vai apontar quais são os investimentos, como isso será feito e o que será priorizado. Também terá parceria com as prefeituras, como ocorre no Pavimenta”, explica.
Sobre como serão escolhidas as obras prioritárias, Gastal especula. “Provavelmente será pelas coordenadorias regionais de educação, que serão demandadas a definir quais as prioridades nos municípios”, comenta.
Hoje, há escolas estaduais no Vale que necessitam de melhorias estruturais e também de profissionais para voltar ao ensino presencial.