A Lactalis do Brasil opera de forma normal em Teutônia e os funcionários não estão em greve geral. A informação foi repassada pela empresa após matéria publicada na edição de terça-feira, 27, no A Hora, sobre a mobilização de trabalhadores por reajuste salarial. Segundo a Lactalis, a negociação em torno do percentual a ser ajustado ainda está em andamento.
A proposta apresentada pela empresa é de 7,12%. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação (Stica), o percentual está abaixo da inflação (8,9%) e não será aceito pelos funcionários. Já a Lactalis diz que o valor é “realista e o teto possível neste momento em função do cenário econômico”.
Além disso, a empresa esclarece que 99% das suas operações ocorrem no mercado nacional. O resultado financeiro obtido no primeiro semestre deste ano “foi metade do projetado”. A Lactalis justifica isso ao difícil cenário da produção de laticínios no país durante a pandemia.
“Nesse período de dificuldades excepcional, a prioridade é manter os empregos e, para isso, é primordial conceder aumentos realistas”. Na nota, a empresa justifica que é sua responsabilidade garantir o bem-estar e o emprego de seus funcionários e, para isso, é preciso assegurar o equilíbrio financeiro da instituição.