Vereadores aprovam criação de órgão para serviços logísticos

Estrela

Vereadores aprovam criação de órgão para serviços logísticos

Emenda apresentada por João Braun obrigava que o superávit da E-Log, ao final de cada ano, fosse incorporado ao orçamento do município. Também limitava em 12 meses a atuação de funcionários para evitar indicações políticas

Vereadores aprovam criação de órgão para serviços logísticos
Após uma semana de tramitação, vereadores aprovaram criação da E-Log (Foto: Divulgação/Joilson Pereira)
Estrela

Por unanimidade, os vereadores de Estrela aprovaram a criação de uma empresa pública para gestão dos serviços logísticos no município. O projeto de lei, protocolado semana passada, entrou em pauta durante a sessão da noite de segunda-feira da câmara. Agora, a matéria vai para sanção do prefeito Elmar Schneider.

Antes, com nove votos contrários, os vereadores derrubaram uma emenda apresentada por João Braun (PP). O texto modificava pontos da lei. Uma mudança obrigava que o superávit da E-Log, ao final de cada ano, fosse incorporado ao orçamento municipal.

O parlamentar também colocou a autorização legislativa como condição para a contratação de empréstimos e financiamentos. Ainda, limitava para 12 meses a atuação dos funcionários indicados para trabalhar na E-Log, com o propósito de evitar indicações políticas.

Batizada de E-Log, a empresa pública de logística foi proposta pela administração municipal com o objetivo de transformar Estrela em um polo logístico regional. A intenção é que ela viabilize a instalação de novas empresas na área portuária. Também cuidará do aeródromo e dos serviços ferroviários de Estrela.

Representantes do governo estiveram em peso no plenário da câmara durante a reunião. O próprio Schneider, que havia ido pessoalmente à sede do Legislativo na sessão da última semana para protocolar o projeto, acompanhou o debate dos vereadores.

Justificativas

A emenda de João Braun modificava situações pontuais da lei apresentada pelo governo de Estrela. O parlamentar lembrou que houve pouco tempo para análise do projeto e teve apoio de Volnei Zancanaro (PSL). “Quero acreditar que, quando o colega pesquisou e fez essa emenda, o fez pensando no melhor. Acho que ela melhora muito o projeto”, afirmou o oposicionista.

Já Cristiano Nogueira (MDB) apresentou suas razões para votar contra a emenda do colega. “Sei que faltou um pouco de tempo para trabalhar as emendas, mas há pontos de insegurança jurídica nela. Veio em bloco e tem trechos que podem vir a gerar burocracia ao município”, comentou.

Emprego e renda

O presidente da câmara de Estrela, Ernani de Castro (MDB), destaca que a criação da E-Log é um dos projetos “mais importantes” que foram debatidos no Legislativo nos últimos tempos.

“O projeto ficou bem claro para nós após os esclarecimentos do Jurídico. Com certeza, vai ajudar a melhorar o nosso Porto. Vai dar vida nova para aquele local, com geração de emprego e renda para o município”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais